Fale com a gente

Marechal 17 a 19 de outubro

Oktoberfest rondonense terá Festival da Cerveja

Publicado

em

Presidente da Proem, Anderson Loffi Schmoeller: “Organizamos uma programação bem enxuta, tranquila e dinâmica, atendendo aos anseios da população e dos visitantes, com objetivo sempre de resgatar a cultura alemã no entretenimento e na gastronomia” (Foto: Joni Lang/OP)

A Oktoberfest, um dos eventos mais tradicionais de Marechal Cândido Rondon, já tem data para acontecer: de 17 a 19 de outubro.

Promovida pelo Poder Público rondonense, por meio da Fundação Promotora de Eventos (Proem), a Oktoberfest será novamente organizada em parceria a JCI de Marechal Rondon, clube de serviço composto por cidadãos ativos de todos os setores da sociedade, engajados em criar impacto positivo na comunidade.

Conforme o presidente da Proem, Anderson Loffi Schmoeller, as novidades que têm sido apresentadas na Oktoberfest desde 2017 estarão novamente presentes no evento, como é o caso do Concurso da Cerveja Artesanal, do qual participam pessoas que ainda não possuem cervejarias constituídas. “Durante a Expo Rondon a JCI já fez as primeiras inscrições para este concurso, que será realizado no dia 19 (sábado)”, conta.

A grande novidade para esta edição, enfatiza, será o Festival da Cerveja, que acontecerá na Casa Cultural. Segundo Schmoeller, as cervejarias que já têm suas constituições de cervejas e marcas participarão do festival, apresentando diversas variações e estilos da bebida. “Já temos algumas cervejarias confirmadas e a JCI está fazendo a prospecção de outros participantes, convidando empresas que produzem cervejas artesanais para participar do festival”, menciona.

Ele explica que a Proem está responsável pela licitação do chope pilsen, bebida tradicional que será servida durante a Oktoberfest dentro do Centro de Eventos Werner Wanderer.

 

PROGRAMAÇÃO

No primeiro dia do evento, 17 de outubro, quinta-feira, a Casa Cultural será aberta para a escolha das Soberanas da Oktoberfest, concurso promovido pela Secretaria de Cultura. “Também haverá a apresentação de algumas bandas e da Orquestra Municipal de Sopros”, comenta Schmoeller.

No dia 18, sexta-feira, será aberto o Festival da Cerveja e também acontece o Rock und Bier na Casa Cultural. “No dia 19, sábado, acontecerá o Concurso da Cerveja Artesanal, a partir do qual serão selecionadas em três estilos as melhores cervejas”, informa.

Nos dias 18 e 19, sexta-feira e sábado, será aberta a programação no Centro de Eventos, com os bailes. “Estamos finalizando o processo licitatório para a contratação da Banda do Barril, que teve a melhor nota de apresentação na Oktoberfest de Blumenau. Eles se apresentarão no Centro de Eventos tanto na sexta quanto no sábado e também um grupo da casa, a banda Los Angeles”, ressalta.

A Banda do Barril iniciou a trajetória em 1990, com repertório típico alemão. Tornou-se conhecida por meio de bailes coloniais e festas de reis que tocavam pela região.

Conquistou grande destaque popular na Oktoberfest de Blumenau e, com o passar dos anos, teve a oportunidade de viajar pelo Brasil divulgando a música típica alemã. Hoje, a banda incluiu em seu repertório diversos gêneros musicais, como rock, pagode, axé e clássicos dos anos 70, 80 e 90.

 

GASTRONOMIA

O presidente da Proem diz que a programação cultural será complementada com a parte gastronômica da Oktoberfest. Na sexta-feira (17) serão servidos pratos típicos no Restaurante Alemão e no sábado (18) será aberto o Café Colonial. “Complementando o Festival da Cerveja, teremos em frente ao Centro de Eventos, entre os dois pavilhões, o Festival de Food Truck, que contará tanto com gastronomia típica alemã quanto com hambúrgueres artesanais”, expõe Schmoeller, ressaltando que o Festival de Food Truck também será organizado pela JCI.

 

INGRESSOS

Schmoeller menciona que nesta semana será realizada reunião para definição dos valores de ingresso aos bailes que acontecerão no Centro de Eventos e também a entrada para a sexta-feira na Casa Cultural. “Esperamos casa cheia na Casa Cultural, que tem capacidade para duas mil pessoas e também no Centro de Eventos no sábado esperamos grande público, especialmente pelos visitantes de outros municípios. Organizamos uma programação bem enxuta, tranquila e dinâmica, atendendo aos anseios da população e dos visitantes, com objetivo sempre de resgatar a cultura alemã no entretenimento e na gastronomia”, conclui.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente