Fale com a gente

Marechal Mudanças

Padre André vai se dedicar à Casa de Maria e trabalhos da Diocese de Toledo

Publicado

em

Padre André Boffo Mendes: “Por me sentir em casa aqui, optei por continuar em Marechal Rondon, trabalhando junto com o padre Sérgio e com padre Anderson, que, além de colegas sacerdotes, são meus amigos” (Foto: Divulgação)

Depois de quase seis anos à frente da Paróquia Maria Mãe da Igreja, de Marechal Cândido Rondon, o padre André Boffo Mendes está prestes a deixar o posto e voltar seus cuidados à direção da Casa de Maria rondonense, entre outras atividades. A mudança foi anunciada na segunda quinzena de outubro pelo bispo da Diocese de Toledo, dom João Carlos Seneme.

A nova configuração, contudo, não surpreendeu padre André, que participou das decisões. “Faço parte do Conselho Diretivo da Igreja Católica na Diocese de Toledo e, analisando o contexto de atuação regional, nós julgamos que será bom que a Paróquia Maria Mãe da Igreja tenha a exclusividade do atendimento por outro colega padre”, declarou ao O Presente.

A posse canônica do padre Anderson Sgarbossa como pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja está marcada para o dia 20 de fevereiro de 2022. Atualmente, o sacerdote é pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Guaíra.

 

Mudança de rotina

Além de pároco da Paróquia Maria Mãe da Igreja e membro da direção da Casa de Maria rondonense, padre André é aluno do programa de pós-graduação em Administração da Fundação Getulio Vargas (FGV) e atua na parte administrativa da Diocese de Toledo, principalmente na gestão dos recursos humanos. “A diocese tem mais de 300 funcionários diretos e é um trabalho delicado e importante. Eu já não estava conseguindo conciliar todas as atividades. Como a Casa de Maria é um projeto pelo qual temos muito carinho e queremos que atinja seus objetivos, achamos por bem fazer esse combinado”, relata.

Mesmo com funções divididas entre Toledo e Marechal Rondon, o padre deve continuar morando no município rondonense e nos fins de semana deve marcar presença nas paróquias locais. “Se eu fosse observar o contorno do meu trabalho, faria mais sentido morar em Toledo, onde vou passar a maior parte da semana. Contudo, por me sentir em casa aqui, optei por continuar em Marechal Rondon, trabalhando junto com o padre Sérgio (Augusto Rodrigues, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus) e com padre Anderson. Além de colegas sacerdotes, eles são meus amigos, o que ajuda até na celeridade do trabalho”, enaltece ele, que é natural de Assis Chateaubriand e completa dez anos de ordenação sacerdotal no dia 25 de fevereiro de 2022.

 

Preparações na Paróquia

Padre André diz que os trabalhos na Paróquia Maria Mãe da Igreja seguem ativamente até a posse de padre Anderson, em fevereiro do ano que vem. “Deixaremos a paróquia toda organizada para que o padre Anderson pegue nossa igreja com tudo em seu devido lugar. Até lá, vamos preparando a comunidade para esse momento da mudança”, expõe.

A Paróquia do Bairro Botafogo é composta por 35 pequenas comunidades e a pastoral tem trabalhado no planejamento das atividades para 2022, aponta o sacerdote. “Infelizmente, nosso atendimento foi um pouco prejudicado por conta da pandemia, porque o trabalho da Igreja Católica, apesar das ferramentas tecnológicas que temos, pressupõe presença e participação. O ano de 2022 vai trazer o retorno à modalidade presencial e isso é bastante animador”, menciona, acrescentando que o calendário do próximo ano, tanto festivo quanto de atividades espirituais, está previsto para acontecer de maneira presencial.

 

Casa de Maria pode ampliar atendimentos em 2022

Na Casa de Maria, a função de padre André se voltará ao relacionamento com a sociedade, entre visitas, parcerias e conversas com o Poder Público. “Em 2022, farei uma atuação mais direta na Casa de Maria. Eu, padre Sérgio e padre Anderson estaremos envolvidos como parte da diretoria, mas entre os três, talvez eu seja aquele que vai marcar presença mais frequentemente no projeto social”, compartilha.

O sacerdote afirma que “acertaram a mão” ao escolher a equipe multidisciplinar atuante no projeto, uma vez que acompanham as crianças com esmero e cuidado diariamente. Porém, segundo ele, sentiu-se falta da participação mais ativa de um dos padres. “Eu vou assumir essa função. Obviamente não estarei na Casa de Maria todos os dias, mas trabalhando por ela constantemente”, assegura.

 

Ampliação no atendimento

A Casa de Maria de Marechal Rondon foi inaugurada em agosto e, na avaliação de padre André, o funcionamento está ótimo, com boas expectativas futuras. “Estamos encerrando os atendimentos de 2021 operando com praticamente 100% da capacidade da casa. Para 2022, estamos estudando a possibilidade de um aumento de até 30% nos atendimentos, mas isso depende ainda de ajustes e contatos”, adianta.

Segundo ele, seguem os esforços em prol da cessão de um terreno por parte da municipalidade. “Trabalhamos fortemente com o Poder Público para que em breve haja a cessão do terreno para abrigar a estrutura definitiva da Casa de Maria. Então, estamos em tratativas”, reforça.

 

1ª Corrida Cristãos pela Vida

Promovida pela Casa de Maria de Marechal Rondon e pelo Leo Clube, a 1ª Corrida Cristãos pela Vida acontece no dia 12 de dezembro e já está com as inscrições abertas. “A corrida busca integrar os rondonenses em prol do projeto social. Além disso, serve para que a Casa de Maria ganhe visibilidade pública”, enaltece padre André.

A iniciativa é apoiada pela Acorre Rondon e pelo curso de Educação Física Bacharelado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

 

A corrida

A corrida terá duas categorias, ambas masculinas, femininas e com separação por idade: uma com distância de quatro quilômetros para participantes de 14 anos com prazo de 50 minutos para conclusão e outra de dez quilômetros para participantes de 18 anos ou mais com duas horas para conclusão.

As inscrições já estão no segundo lote e podem ser feitas até o próximo dia 29. “Todos que estão inscritos vão receber o kit do atleta, com camiseta personalizada, numeral e chip. Também serão entregues medalhas para todos aqueles que participarem e serão premiados os primeiros de cada categoria”, informa.

Segundo padre André, as inscrições devem ser feitas na página da corrida @CorridaCristõespelaVida no Instagram e pelo Ticket Agora.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente