Fale com a gente

Marechal Muitas visualizações

Paróquia Sagrado Coração de Jesus inova ao transmitir missas pelo Facebook

Publicado

em

(Foto: O Presente)

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Marechal Cândido Rondon, inovou em 2019 ao passar a transmitir as missas pela rede social Facebook. Seis meses depois, o resultado é de “encher” os olhos: milhares de visualizações a cada transmissão.

De acordo com o padre da paróquia, Solano Alcioni Tambosi, os testes iniciaram no começo de agosto e dias depois as transmissões de missas pelo Facebook passaram a acontecer em caráter definitivo.

Segundo ele, a iniciativa partiu do secretário paroquial, Alan Limberger, que tomou a frente da organização. “Eu não tenho muita afinidade com as redes, mas o Alan sempre me mostra a visualização do público. Durante a celebração, sempre penso naqueles que estão acompanhando on-line ou na rádio. Até me dirijo a eles, internautas e radiouvintes, para que juntos possamos elevar nossa oração a Deus”, declarou o líder religioso ao O Presente.

Conforme Limberger, trata-se de uma tendência a ser adotada em paróquias de toda a Diocese de Toledo. “O movimento iniciou em Cascavel, depois a Catedral Cristo Rei, de Toledo, aderiu e, posteriormente, nós começamos a fazer”, comenta.

Padre Solano Tambosi: “É claro que os ouvintes e internautas estão em comunhão com a Igreja, fazendo uma reflexão da palavra de Deus, mas assistir às transmissões não dispensa a presença. Não deve haver o comodismo de estar em casa quando se pode ir à missa” (Foto: O Presente)

Secretário paroquial, Alan Limberger: “A cada vez vemos que mais pessoas nos acompanham. Elas compartilham e cada vez mais veem nossa paróquia em sua timeline” (Foto: O Presente)

 

PÚBLICO MAIOR

Muito mais do que seguir os passos da Diocese de Toledo, o secretário da paróquia afirma que a adesão à iniciativa é inspirada no público. “Desta forma, conseguimos atingir um público muito maior com as missas. Nas celebrações de Natal e Páscoa, por exemplo, quatro a cinco mil pessoas costumam participar das missas, contudo, a igreja não consegue abrigar todo mundo, pois temos cerca de 1,4 mil lugares. Para atender os paroquianos, começamos a projetar a missa do lado de fora e as pessoas assistem no estacionamento. Agora, aderimos às transmissões on-line, que ajudam de alguma forma neste sentido e também a atingir mais pessoas”, salienta Limberger.

Diante da nova realidade, a paróquia investiu em equipamentos. “Optamos por investir em um sistema bem simples, mas que atende ao que precisamos”, pontua Limberger. “Inicialmente, um dos pontos negativos dos vídeos foram os custos, mas agora o investimento já se pagou”, emenda.

 

RÁDIO

Padre Solano lembra que a paróquia tradicionalmente transmite a santa missa na Rádio Educadora, desde 1979, sempre com boa audiência. “Além do rádio, percebemos que hoje em dia a internet também tem muita visibilidade. Nós temos que usar todos os instrumentos para anunciar a palavra de Deus, tudo o que está disponível, e aí entra o Facebook”, enaltece.

 

OUTRAS PLATAFORMAS

Limberger destaca que outras plataformas de vídeo, como o Youtube, já foram testadas, todavia o alcance não foi atrativo. “Hoje o Facebook é muito utilizado. No que se refere a atividades de interesse local, o conteúdo fica mais acessível desse modo e mais pessoas conseguem ver. Quando migramos para essa rede social, os acessos ‘explodiram’”, ressalta.

 

NÚMEROS SIGNIFICATIVOS

Motivo de elogios ao secretário paroquial, os números que as transmissões das missas via Facebook atingem são significativos. “Muitas missas chegam a ter mais de mil visualizações. Na missa da manhã do último dia 16, para ilustrar, nós tivemos a visualização de 3,4 mil pessoas e o alcance de 16 mil internautas, chegando a 108 espectadores simultâneos em um momento de pico”, expõe.

Para Limberger, grande parte do alcance é proveniente do compartilhamento do conteúdo. “Faz muita diferença, e vemos que mais pessoas nos acompanham. Elas compartilham e cada vez mais veem nossa paróquia em sua timeline. É um conteúdo sem propaganda, sem exagero e que está conseguindo repercutir”, considera.

Transmissão das missas ao vivo é gravada pelo sistema de segurança da paróquia: aparato é simples, mas atende o objetivo (Foto: Divulgação)

 

PRESENÇA FÍSICA

Padre Solano afirma que a comunidade compreende que esta é mais uma maneira de transmitir a palavra de Deus. Todavia, enfatiza que as missas on-line não substituem a participação presencial na Igreja. “Esse é um instrumento de evangelização e um facilitador para muitos que não podem comparecer às celebrações devido a problemas de saúde, limitação física ou até por trabalho, quando os horários não coincidem”, aponta.

“É claro que os ouvintes e internautas estão em comunhão com a Igreja, fazendo uma reflexão da palavra de Deus, mas não dispensa a presença. Não deve haver o comodismo de estar em casa, quando se pode ir à missa, e apenas acompanhar a transmissão ao vivo”, evidencia.

O secretário paroquial reforça que esta é uma maneira de superar distâncias. “Tanto via Facebook quanto via rádio pessoas de muito longe nos acompanham. Temos pessoas do nosso município, do Paraguai, do Mato Grosso e de outros Estados. Vejo por meio dos comentários alguns paroquianos que estão fora da cidade e que mesmo em viagem não deixam de acompanhar as celebrações. É gratificante”, destaca.

 

O Presente

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente