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Marechal Preocupações

Professores do Rui Barbosa participam de Curso Bem-Estar docente

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Adelar falando sobre as ferramentas para gerenciar o trabalho docente (Foto: Divulgação)

Professores do Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, participaram do curso Bem-Estar Docente, que faz parte do Programa de Apoio ao Bem-Estar Docente, idealizado pelo professor Doutor, Adelar Sampaio. Foram 6 encontros que tiveram o objetivo de promover e ampliar recursos e estratégias para o bem-estar e prevenir o mal-estar docente, nas dimensões cognitiva, emocional, física e espiritual, enfocando os planos profissional e pessoal do professor.

A formação foi iniciada na 1ª Semana Pedagógica do atual ano letivo, por meio da exposição dos temas em curso: causas, potenciais fatores e consequências do mal-estar docente; espiritualidade e ação docente; resiliência e formação docente; e, previsão de medidas possíveis para empreender nas dimensões cognitiva, emocional, física e espiritual.

Durante o ano letivo foi formado um grupo de professores para continuidade e aprofundamento dos temas. A metodologia adotada pelo professor Adelar, baseou-se na identificação de potenciais causas do mal-estar docente, partindo da análise dos contextos docente pessoal e profissional; análise de possíveis medidas que são necessárias para promover o bem-estar e controlar e prevenir situações de mal-estar; planificação de um projeto pessoal e profissional incluindo medidas e atitudes comportamentais e cognitivas nos planos pessoal e profissional; e implementação que se almeja na prática, por intermédio, da ampliação de recursos pessoais e profissionais frente aos desafios nos contextos pessoal e profissional.

A formação ainda contou com avaliação de variáveis de mal-estar, bem-estar docente, por meio de instrumentos de pesquisa utilizados pelo idealizador do programa. Os resultados serão correlacionados com diversas variáveis como: idade, gênero, tempo de docência, níveis de ensino, dentre outras e servirão para melhor compreender a influência dos fatores avaliados na saúde dos professores e levantar dados para atuação na prevenção de riscos e promoção do bem-estar pessoal e profissional.

Conforme a professora participante do curso, Claudete Sbardelotto Teixeira, o curso foi excelente.  “Foram momentos de autoconhecimento, reflexão e troca de experiências.  Foi muito significativo e importante para o bom desempenho do nosso trabalho”, destaca.

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio, Patrícia Quinot Gundt, comenta que este curso foi de extrema importância. “Momentos como este são muito importantes, pois favorecem o autoconhecimento e o conhecer melhor nossos colegas de trabalho. Em nossa rotina diária é difícil conhecer nossos colegas, e isso foi facilitado com este treinamento. Foram momentos muito importantes de trocas coletivas sobre experiências vividas e desenvolvidas em sala de aula e no ambiente escolar”, opina.

O professor Adelar Sampaio faz uma avaliação bastante positiva dos encontros.  “A qualidade do envolvimento dos professores foi de grande significância para o crescimento pessoal e profissional dos professores participantes e forneceu possibilidades para reestruturações de atitudes e comportamentos que se manifestarão nos diversos desafios que a vida docente apresenta”, finaliza.

 

Com assessoria

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