Fale com a gente

Marechal Otimização do serviço

Projeto Simplifica Marechal é implantado no município

Publicado

em

Fotos: Divulgação

Aconteceu na tarde de ontem, quarta-feira (28), a entrega e apresentação da primeira etapa dos trabalhos realizados pelo Sebrae referente ao Projeto Simplifica Marechal. Estiveram presentes no encontro os consultores do Sebrae/PR, Marcelo Padilha e Eberson Tibes, além deles os secretários municipais de Fazenda, Carmelo Daronch, secretário de Indústria Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, secretária de Saúde, Marciane Specht, secretário de Gabinete, Valdir Sachser, além de representantes de demais secretarias, servidores envolvidos na liberação de licenças e representantes do Núcleo de Contadores.

O projeto foi iniciado há alguns meses através de servidores da secretaria de Fazenda, vigilância sanitária e da área ambiental, que trabalham em alterações na legislação municipal juntamente com o Sebrae. O principal objetivo é otimizar procedimentos para liberação de licenças imediatas de funcionamento, para empresas que não contém risco alto.

Paralelo a este projeto, recentemente foi publicada Medida Provisória da Liberdade Econômica nº 881, que tem o mesmo objetivo, o que vai facilitar os trabalhos. O sistema de informações utilizado pelo município também será adequado para atender às necessidades dos contribuintes/empresários.

O consultor do Sebrae/PR, Marcelo Padilha, reforça que o objetivo é desburocratizar procedimentos. “Estamos buscando formas de simplificar os procedimentos para abertura, alteração e baixa de empresas no município. O trabalho consiste em alterar procedimentos na prefeitura, adequando-se às legislações. A partir disso as emissões de alvará irão ocorrer num menor tempo, menos burocratizada e com menos exigências”, apontou Padilha.

Ele destacou ainda que o passo seguinte é adequar o sistema utilizado na prefeitura. “O processo vai ocorrer de forma virtual, sem a utilização de papeis. Isso vai acontecer de forma integrada com todos os órgãos vinculados a abertura de empresas. São poucos os municípios que se preocupam com isso. Marechal Rondon está fazendo os ajustes necessários para que isso aconteça”, enfatizou.

O secretário de Fazenda, Carmelo Daronch, destacou que esta foi uma ação solicitada pelo prefeito Márcio Rauber, a fim de beneficiar os munícipes que desejam abrir uma empresa, com um trabalho mais ágil e eficiente. Ele destaca que tudo está sendo preparado para implementar o projeto. “As equipes da prefeitura estão se preparando. Temos o importante apoio do Sebrae. O Projeto Simplifica Marechal trará muitos benefícios. Esta foi a primeira etapa, mas os trabalhos continuam visando oferecer uma resposta ágil e efetiva ao empresário”.

 

Com assessoria 

Copyright © 2017 O Presente