Fale com a gente

Marechal Coleta de dados

Recenseadores do IBGE vão visitar cerca de 18 mil domicílios em Marechal Rondon

Ao O Presente, envolvidos na coleta de dados relatam receio por parte de moradores do município

Publicado

em

Atualmente, 20 recenseadores trabalham na coleta de dados em Marechal Rondon: em breve outros 20 serão somados aos trabalhos (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

De casa em casa, de entrevista em entrevista, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão coletando dados que vão compor o Censo 2022, uma espécie de raio X nacional.

Em Marechal Cândido Rondon, assim como em todo o território brasileiro, os trabalhos começaram no dia 1º de agosto. No município, serão visitados em torno de 18 mil domicílios.

Entre uma visita e outra, contudo, os recenseadores estão encontrando um certo receio por parte dos moradores.

“Alguns moradores têm um certo receio, mas passamos por um treinamento que nos proporcionou lidar com essas situações. Conversamos com as pessoas para ‘quebrar’ esse medo que elas têm de receber o recenseador”, comenta o recenseador Gesiel de Souza Guimarães.

Segundo ele, os recenseadores buscam adaptar seus horários de trabalho de acordo com o horário disponível por parte dos rondonenses. “O nosso horário de trabalho é flexível. Passamos nas residências ao longo do dia, no horário de almoço, depois das seis da tarde e final de semana. Depois das 18 horas e nos fins de semana são os momentos em que mais realizamos entrevistas, porque são horários e dias que os moradores habitualmente estão em suas casas. Então, é quando conseguimos um maior ritmo de produtividade”, menciona.

Recenseador do IBGE, Gesiel de Souza Guimarães: “Depois das 18 horas e nos fins de semana são os momentos em que mais realizamos entrevistas, porque são horários e dias que os moradores habitualmente estão em suas casas” (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

Tipos de questionário

Estão sendo aplicados dois tipos de questionário.

“Neste Censo, o IBGE trabalha com dois questionários. O básico, que tem 26 perguntas e leva em torno de cinco minutos para ser concluído, e o questionário de amostra, que é mais elaborado e varia de acordo com a população do município. Em Marechal Rondon aproximadamente 10% dos domicílios responderão questionários de amostra. Este questionário, que pode chegar a ter 77 perguntas, é sorteado de forma aleatória, ou seja, é o sistema do IBGE que define qual domicílio vai respondê-lo”, detalha o coordenador censitário de subárea, Arthur Karpinski.

Obrigatório

É obrigatório responder o Censo 2022, mas os moradores não precisam se preocupar ao repassar seus dados, pois as informações pessoais não serão divulgadas.

“A lei do sigilo estatístico, de 1967/1968, garante que todas as pessoas que residem no país devem prestar informações ao IBGE, mas todas as informações prestadas possuem sigilo estatístico”, expõe Karpinski.

Internet e telefone

Conforme o coordenador censitário, o questionário também pode ser respondido por telefone ou internet. Para isso, contudo, o recenseador precisa entrar em contato e cadastrar o morador na opção que ele escolher.

Identificação

Quem ainda não recebeu a visita de um recenseador, há alguns aspectos a serem observados. “O recenseador do IBGE usa um colete característico, na cor azul escuro e possui um crachá de identificação, o qual contém um QR code que dá acesso ao site do IBGE, o Respondendo IBGE, por meio do qual o morador consegue obter informações e saber se o recenseador é mesmo uma pessoa que está trabalhando no IBGE no momento. Pode ou não estar usando um boné que tem os dizeres ‘Censo 2020’, que é um material que havia sido organizado para o Censo que seria realizado naquele ano, mas foi adiado, e também porta o tradicional dispositivo móvel de coleta de dados”, explica Karpinski.

Em caso de dúvidas, o morador pode ligar para o 0800 721 81 81 (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

Tranquilo

A rondonense Marta Roos já repassou dados da sua família e moradia a um recenseador e garante que o processo não é nada complicado.

“Olhando para a pessoa é possível perceber que se trata de um recenseador. Para nós, foi bem tranquilo e rapidinho responder o questionário. Recomendo a todos recebê-los bem”, sugere.

Marta Roos, dona de casa: “Para nós, foi bem tranquilo e rapidinho responder o questionário. Recomendo a todos receber bem os recenseadores” (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

Três a quatro meses

A expectativa é de que a coleta de informações ao Censo 2022 seja realizada ao longo dos próximos três meses, podendo se estender até novembro.

Coordenador censitário de subárea, Arthur Karpinski: “Inicialmente a coleta dos recenseadores estava prevista para durar três messes, mas acreditamos que esse período vai se estender um pouquinho mais, para em torno de quatro meses” (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente