Fale com a gente

Marechal De olho nos empregos

Rondonenses aproveitam início do ano para buscar oportunidades de trabalho

Publicado

em

Foto: O Presente

 

Em um país com tantas pessoas desempregadas, o ano novo traz esperança para quem está em busca de uma oportunidade. As primeiras semanas do ano são uma ótima chance, pois é quando muitas empresas abrem vagas.

Mirian do Livramento de Lima, de 27 anos, chegou a Marechal Cândido Rondon no início do ano. Ela e sua família vieram de Iguatemi, no Mato Grosso do Sul, e logo partiram em busca de empregos na cidade.

Na quarta-feira da semana passada (09), ela e mais uma familiar foram à Agência do Trabalhador do município para fazer a primeira entrevista de emprego. Mirian se candidatou a uma das vagas de auxiliar de produção na Copagril, setor no qual já trabalhava em Itaquiraí (MS), e espera conseguir o trabalho. “Com a mudança, acabei deixando meu Título de Eleitor no local onde morava, e agora vou precisar buscar ou fazer um novo para conseguir o emprego”, conta.

A nova rondonense, no entanto, está confiante e acredita que logo estará de volta ao mercado de trabalho. “Aqui tem muitas opções de serviços. Só fica desempregado quem quer”, diz.

Determinada, Mirian ainda revela que caso não consiga emprego nessa área irá buscar em outras. “Já trabalhei em muitos outros serviços, mas prefiro trabalhar de forma registrada porque sinto mais segurança”, destaca.

Assim como ela, muitos outros rondonenses apostam que o começo do ano é o momento certo para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Nos últimos cinco dias, 888 pessoas foram atendidas na Agência do Trabalhador. Entre os serviços buscados estão vagas de emprego, pedidos de seguro-desemprego e emissão de carteiras de trabalho. Somente nestes primeiros dias de 2019, foram cerca de 100 pedidos de seguro-desemprego e mais de 60 emissões de carteira de trabalho.

O número é alto e, de acordo com o encarregado pela intermediação da mão de obra, Daniel Scharnetzki, diariamente são cerca de 130 pessoas que passam pela unidade para solicitar algum dos serviços oferecidos.

A grande movimentação se deve ao fato de que o mercado de trabalho formal em Marechal Rondon iniciou o ano com o “pé direito”. A Agência do Trabalhador, por exemplo, começou a semana disponibilizando 148 vagas de empregos, ofertadas por 71 empregadores. Já até o meio-dia de ontem (10) havia 83 vagas abertas em diversos setores.

Do total de postos de trabalho disponibilizados, a ampla maioria atende o setor industrial, com 42 vagas em diversas linhas de produção, sendo o restante direcionado ao comércio e prestação de serviços. A Copagril e a Frimesa despontam como as empresas que mais oferecem oportunidade de trabalho.

 

Destaque na geração de empregos

A Agência do Trabalhador de Marechal Rondon ficou em 8º lugar no ranking de intermediação de mão de obra realizado pela Secretaria Especial do Trabalho e Relações com a Comunidade (SETR). Conforme o levantamento, de janeiro a novembro de 2018 a Agência encaminhou 10.209 pessoas e 2.067 foram efetivadas no mercado de trabalho.

O município rondonense aparece à frente de grandes centros, como Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina, e atrás de municípios como Cascavel, Toledo, São José dos Pinhais e a Capital do Estado, Curitiba, que lidera o ranking.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Sérgio Marcucci, Marechal Rondon cresceu 300% em número de empregos em 2018, ultrapassando a meta prevista. “Acredito que isso se deve principalmente à qualidade de atendimento que o Sine tem ofertado desde o início da atual gestão. E isso foi um pedido do prefeito, tendo em vista que estávamos correndo o risco de precisar fechar a agência”, comenta.

Ele diz que a comprovação da eficácia da Agência do Trabalhador através de números oficiais mostra um bom atendimento à comunidade rondonense e ao meio empresarial. Além disso, também ressalta a importância de as pessoas buscarem a unidade, tendo em vista o número de vagas ofertadas para conseguir um emprego. “O papel de instituição está sendo cumprido e em breve o número de empresas e de vagas de trabalho irão aumentar ainda mais no município”, acredita o secretário.

Na opinião de Marcucci, Marechal Rondon tem empregos, infraestrutura e uma Agência do Trabalhador que faz o seu papel, principalmente no fomento à ligação entre empregador e possível empregado. “A nossa região (Oeste) é diferenciada. A produção agrícola é muito forte e agora precisamos ver como vai lidar com essa frustração de safra que tivemos. Concomitante a isso, temos o início de um novo governo e uma perspectiva de crescimento. Sendo assim, a tendência é muito favorável”, avalia.

 

Oportunidades

As vagas disponibilizadas neste início de ano nos diversos setores são, entre outras, para auxiliar de produção, auxiliar de contabilidade, auxiliar administrativo, atendente de telemarketing, atendente de balcão, balconista, chapeador de automóveis, churrasqueiro, corretor de imóveis, costureira, eletricista industrial e automotivo, dedetizador, garçom, gerente administrativo, inspetor fiscal, marceneiro, mecânico industrial e de automóveis, pintor industrial, promotoria de vendas, recepcionista, soldador, vendedor pracista, técnico em informática e sistemas, técnico em segurança do trabalho e torneiro mecânico.

Segundo o secretário de Indústria e Comércio, o perfil buscado para cada vaga é variado, dependendo do segmento, e abrange todos os públicos. Além disso, ele aponta que a indústria de transformação é a que mais emprega no município, citando como exemplos as empresas Sooro, Alibra, Copagril e Frimesa. “O comércio e o setor de prestação de serviços pode até empregar mais, mas a movimentação de empregabilidade tem sido muito forte na indústria”, salienta.

 

Projeção positiva

A expectativa para 2019 é de que o cenário de empregos no município e em toda a região seja ampliado ainda mais no decorrer do ano. “O empresário é movido através de visões positivas. A partir do momento em que os números são favoráveis, ele passa a investir mais, tirando da gaveta os projetos antigos, e com isso o crescimento é ainda maior”, declara Marcucci.

Outro aspecto que contribui para essa visão é a possibilidade de abertura de novas empresas em Marechal Rondon, o que, consequentemente, aumentaria o número de ofertas de trabalho e aqueceria a economia. “Tenho certeza que se tivermos uma boa safrinha no meio do ano vai dar uma animada nos nossos agricultores e os comerciantes vão colher os frutos desse aquecimento”, enaltece.

 

Atendimento

A Agência do Trabalhador de Marechal Rondon está localizada na Rua Tiradentes, número 1025, na região central da cidade. O telefone para contato é o (45) 3254-8350. O atendimento acontece das 07h45 às 12 horas e à tarde das 13h15 às 17 horas.

 

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente