Fale com a gente

Marechal Carreata

Rondonenses vão às ruas em defesa do voto impresso; veja fotos e vídeos

Publicado

em

Centenas de rondonenses participaram de carreata a favor do voto impresso auditável na manhã deste domingo (1°) em Marechal Rondon (Foto: O Presente)

Rondonenses foram às ruas na manhã deste domingo (1º) em defesa do voto impresso e auditável com contagem pública.

A manifestação engrossa o coro que pede a aprovação da PEC do Voto Impresso Auditável, a Proposta de Emenda à Constituição 135/19, que está em discussão na Câmara dos Deputados.

A carreata reuniu centenas de veículos, que percorreram as principais ruas de Marechal Cândido Rondon.

A concentração começou na Praça Willy Barth, na Avenida Maripá, de onde os participantes saíram com seus veículos passando pela Avenida Rio Grande do Sul até o cemitério municipal, retornando pela Avenida Rio Grande do Sul em direção à Avenida Írio Jacob Welp, finalizando a manifestação na praça.

 

Brasil afora

A expectativa é de que manifestações semelhantes ocorram em pelo menos 110 municípios brasileiros neste domingo, segundo o movimento Nas Ruas, principal organizador da mobilização.

No Paraná, a agenda prevê manifestações em Curitiba, Pinhais, Cascavel, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Marechal Cândido Rondon e Pato Branco.

 

A PEC

A PEC do Voto Impresso é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro e por seus apoiadores. A proposta está em tramitação na comissão especial da Câmara criada para analisar o assunto.

A PEC quase foi derrubada pouco antes do Congresso entrar em recesso legislativo. Mas, numa manobra regimental, a base do governo conseguiu adiar a votação para depois da volta da Câmara ao trabalho, a partir desta segunda-feira (02). Agora, a expectativa é que o projeto seja votado na quinta-feira (05).

 

O que os organizadores dizem para defender o voto impresso

A pauta central das manifestações é a auditagem da votação pelo próprio eleitor por meio da impressão do voto. Não está em pauta a volta do voto em cédula de papel, mas, sim, o aperfeiçoamento do processo eletrônico com a via impressa do voto que fica retida na urna.

Todavia, o novo texto da PEC a ser apresentado por Filipe Barros vai prever que a apuração das eleições seja feita integralmente de forma manual por meio da contagem de votos impressos.

A ideia originalmente em discussão na Câmara era que os votos impressos, conferidos pelo eleitor e depositados numa urna física, fossem usados apenas para conferir o resultado da apuração feita de modo eletrônico – que é mais ágil.

 

Sob suspeita

As manifestações a favor do voto impresso ocorrem depois de o presidente Jair Bolsonaro ter lançado suspeitas de fraudes nas eleições.

 

VEJA VÍDEOS DA CARREATA:

(Vídeos: O Presente)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente