Fale com a gente

Marechal LIDERANÇA

Rotary Kids torna pequenos rondonenses em grandes líderes

Fundando em 2014, Rotary Kids tem como premissa o desenvolvimento de condutas e caráter em crianças por meio de ações voltadas à comunidade

Publicado

em

Desenvolver habilidades de liderança, confiança, autoestima, independência e respeito às diferenças são alguns dos objetivos do Rotary Kids de Marechal Cândido Rondon. Fundando em 2014 e patrocinado pelo Rotary Club Marechal Cândido Rondon, o RotaKids é um programa do Rotary Internacional, composto por crianças de cinco a 12 anos.

A partir do desenvolvimento de diversas ações e participação em projetos, a criança que hoje entra no Rotary Kids começa a exercitar sua liderança e compreender o seu dever em servir à comunidade. “O lema do Rotary Kids é aprender brincando. Com os projetos desenvolvidos as crianças conhecem as necessidades da comunidade e como ela pode ajudar”, explica Grasielly von Borstel, presidente da comissão de novas gerações do Rotary Club e futura presidente Rotary Club Marechal Cândido Rondon

 

Um olhar para a comunidade

De acordo com Grasielly, os projetos encabeçados pelo Rotary Kids são em prol da comunidade. Para tanto, os recursos são captados através de almoços beneficentes, vendas de pizzas, rifas e o festival do sorvete. “O Rotary tem essa preocupação de ensinar desde cedo os princípios da solidariedade, do pensar na comunidade e ver quais são suas necessidades, para trabalhar esses aspectos tanto agora como no futuro”, expõe.

E é pensando nas necessidades da comunidade que o clube desenvolve diversas campanhas, com destaque para arrecadação de alimentos, roupas, calçados e brinquedos, além de ações voltadas à conscientização no trânsito e de preservação da natureza. “No ano passado mais de mil crianças, de cinco bairros da cidade, foram atendidas e receberam brinquedos”, conta Grasielly.

Além dos trabalhos desenvolvidos, o Rotakis também realiza atividades de autoconhecimento da comunidade, por meio de visitas a asilos, escolas especializadas (Apae) e postos de saúde.

Os rotakidianos ainda trabalham o contato com a natureza promovendo projetos de limpeza das margens de rios, plantio de árvores e cultivos de hortas comunitárias.

O clube desenvolve diversas campanhas, com destaque para arrecadação de alimentos, roupas, calçados e brinquedos

Servir brincando

As reuniões do Rotakids são realizadas de acordo com a disponibilidade de horários de cada clube, podendo ser semanais, quinzenais ou mensais. “Nos encontros são discutidos assuntos e necessidades da comunidade, buscando possíveis soluções”, pontua Grasielly.

Conforme ela, as reuniões são acompanhadas de um rotariano e dos pais dos rotakidianos. “Elas devem ser dinâmicas e atraentes para manter os membros motivados, e isso é buscado através de palestras, recreações, momentos para brincadeiras e lanches”, comenta.

Grasielly salienta que as atividades, projetos e reuniões são revestidas do espírito próprio das crianças, com sua espontaneidade, sinceridade e alegria, sem perder a responsabilidade. “Assim, as crianças crescerão sentindo o prazer em servir brincando e entenderão que os mais beneficiados pelas suas atitudes serão eles mesmos, sentindo-se mais confiantes em construir um mundo melhor”, ressalta.

 

Aprendizagem

Presidente da atual gestão do Rotary Kids, Heloísa Batschke Wolschick diz que fazer parte do clube é muito bom, pois os ensina, acima de tudo, o respeito às diferenças. “Aprendemos a olhar para além de nós mesmos, a olhar para as necessidades dos outros”, relata.

Heloísa começou a participar do Rotakids com sete anos. Hoje, com 12, ela destaca sua evolução. “Antes eu era muito imatura. Enquanto presidente eu passei a ter mais responsabilidades, não apenas em frente ao Rotary, mas também na minha vida pessoal. Comecei a ter mais organização”, revela.

Evolução esta que também é percebida nos demais integrantes do clube. “Eles desenvolvem habilidades e conhecimentos que fazem a diferença em suas formações”, diz Heloísa.

Acerca das ações realizadas, a presidente comenta que cada projeto é sinônimo de satisfação. “Quando fazemos as ações com os idosos ou crianças cada sorriso é uma recompensa. Às vezes, aquele doce ou brinquedo foi o primeiro que ela recebeu e isso traz uma sensação indescritível”, comenta, acrescentando: “Hoje eu me sinto uma líder e estou preparada para seguir em frente”.

Presidente do Rotary Kids, Heloísa Batschke Wolschick: “Aprendemos a olhar para além de nós mesmos, a olhar para as necessidades dos outros”

Participação

Quem tem interesse em participar do Rotary Kids pode entrar em contato com algum membro do clube ou algum rotariano. A criança interessada será encaminhada para participar de uma reunião do RotaKids. “Na primeira reunião é necessário estar acompanhado de um responsável legal, para que este possa entender como funciona a dinâmica do clube e autorizar a criança a fazer parte”, explica Grasielly, salientando que não é cobrado nenhum valor de mensalidade para participar.

“Queremos que mais crianças façam parte. Quanto mais conseguirmos semear bons preceitos e boas ações para as crianças levarem para sua convivência, melhor será para o futuro de todas elas”, frisa.

Copyright © 2017 O Presente