Fale com a gente

Marechal Marechal Rondon

Secretária de Assistência Social anuncia novidades para 2020

Publicado

em

Secretária de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber: “Estamos com os projetos dos novos parques infantis prontos, faltando apenas mandá-los para licitação” (Foto: Divulgação)

Planejamento cumprido e, como resultado, famílias rondonenses assistidas. É dessa forma que a secretária de Assistência Social de Marechal Cândido Rondon, Josiane Laborde Rauber, define as ações realizadas em 2019. “Nosso trabalho tem sempre uma grande preocupação com as famílias rondonenses”, reforça, acrescentando: “Encerramos o ano de forma muito positiva, considerando que conseguimos cumprir o que tínhamos planejado”.

 

REFORMAS

Ela destaca que o Centro de Atendimento à Família (CAF) recebeu melhorias em suas instalações. “Essa reforma era aguardada por todos. Há cerca de dez anos o centro não recebia adequações. Foram instalados ares-condicionados em todas as salas, possibilitando melhores condições para aqueles que frequentam o espaço, tanto alunos como servidores. A conclusão da ação está prevista para a primeira quinzena de 2020”, informa.

Josiane ressalta que a Casa Abrigo também recebeu atenção da Secretaria de Assistência Social, responsável por atender as crianças mais vulneráveis do município. “Os móveis e equipamentos necessários foram ajustados e houve a colocação de ar-condicionado. Atualmente, 15 crianças residem ali e a equipe da Assistência Municipal foi amplamente elogiada pelo Ministério Público devido aos serviços prestados”, comenta.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ponto de atendimento da Secretaria de Assistência Social em Porto Mendes, também recebeu reformas.

 

CRIANÇA

Josiane lembra de um dos eventos destaques promovidos em 2019: a feira “Minha profissão, Meu futuro”, envolvendo, além da Secretaria de Assistência Social, as secretarias de Cultura, de Esporte e Lazer e de Indústria, Comércio e Turismo. “Os jovens tiveram a oportunidade de manter contato com profissionais e conhecer detalhes de cursos profissionalizantes e de graduação existentes em nosso município e em cidades vizinhas, auxiliando-os na escolha de seu futuro profissional”, menciona.

A secretária enaltece ainda a implantação do programa Família Acolhedora. “A partir dele, capacitamos famílias que têm interesse em acolher temporariamente crianças que foram afastadas do convívio familiar”, expõe.

Ela lembra que em 2019 aconteceu a escolha dos novos conselheiros tutelares do município. “A Secretaria de Assistência Social esteve 100% envolvida nos procedimentos e auxiliando com as provas de capacitação”, pontua.

 

RESIDÊNCIAS

Com investimento de R$ 7,5 milhões, o Conjunto Habitacional Sol Nascente beneficiou famílias rondonenses com 100 moradias. “O papel da Secretaria nesse projeto foi realizar a parte cadastral dos interessados. Posteriormente, implantamos projetos sociais na comunidade a fim de fortalecer o vínculo entre as famílias e apresentar capacitações alternativas, como cursos de panificação e de docinhos para as mães”, salienta.

 

TERCEIRA IDADE

Atendendo à melhor idade, a secretária evidencia que Marechal Rondon possui 16 clubes de idosos atuantes. “Tanto Cras (Centro de Referência da Assistência Social) quanto CAF nos auxiliam nesse sentido. A cada 15 dias nós reunimos os idosos e fazemos passeios diferenciados, para fora da cidade, piqueniques e outras atividades”, conta.

Josiane avalia como um marco da atual gestão municipal o fato de a terceira idade receber atenção especial durante a Oktoberfest. “Tivemos Oktober especialmente para a melhor idade por meio da tarde alemã, quando oferecemos cuca e linguiça para aqueles que prestigiaram. Na festa do município eles tiveram a parte da valsa e, em outro momento, foram realizados nas associações os concursos de Miss Terceira Idade”, aponta.

 

ANO NOVO

Para 2020, afirma a secretária, a intenção é dar continuidade aos projetos existentes e que já estão em funcionamento. A novidade, segundo ela, fica por conta da instalação de parques infantis. “Estamos com os projetos prontos, faltando apenas mandá-los para licitação. A previsão é de que sejam colocados dois novos parques de diversão para as crianças: um no Lago Municipal e outro na Praça Willy Barth, onde também será implantado um minicampo de society”, revela.

Ela informa que neste ano o Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar) será realocado em um novo espaço. “Será mais amplo e arejado para melhor atender as famílias que necessitam desse trabalho. Ainda, a equipe estará mais completa”, adianta, enaltecendo que atualmente presta-se auxílio com cesta básica, funeral e outras necessidades para as famílias que necessitam.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente