Fale com a gente

Marechal Agronegócio

Seminário da Copagril reúne produtores de leite

Publicado

em

Diretor-presidente da Copagril, Ricardo Chapla, enfatizou ao público sobre a necessidade de alcançar bons índices de produtividade do leite (Foto: Carina Ribeiro/Copagril)

Centenas de associados da Copagril participaram, ontem (19), do Seminário Anual de Produtores de Leite promovido pela cooperativa, no pavilhão da Comunidade Católica de Marechal Cândido Rondon.

A abertura foi realizada pelo diretor-presidente da Copagril, Ricardo Chapla, que enfatizou ao público sobre a necessidade de alcançar bons índices de produtividade do leite, assim como sobre a importância de atingir bons indicadores de qualidade do leite.

Em uma das palestras realizadas, o assistente técnico comercial da Nutrifarma, Ricardo Rocha, abordou o tema “Como melhorar os sólidos totais do leite”. Segundo o palestrante, a composição do leite é de 88% de água e 12% a 14% de sólidos. Ele explica que a partir da análise da composição do leite é possível identificar eventuais problemas enfrentados pela vaca, sejam eles problemas de rúmen ou baixo consumo de alimentos (acidose ruminal ou cetose). Diante disso, os produtores precisam ficar atentos e fazer a “leitura” do leite. “Temos que aprender a ‘ouvir’ a vaca, pois ela nos dá sinais de sua condição para que possamos melhorá-la e para que ela produza mais e melhor”, defendeu.

Em seguida houve palestra o assistente técnico comercial da Cargill, Mailson Pockzinec, que explanou sobre a qualidade perfeita do volumoso. “Mais de 50% da dieta animal é composta por volumosos, portanto é muito importante fazer um planejamento forrageiro”, recomendou. Conforme ele, para ter volumoso de qualidade é fundamental ter solo de qualidade. Outro aspecto relevante, no caso da produção de silagem, é saber o momento do corte, pois ele interfere na qualidade do volumoso, sua composição e digestibilidade. “Procurem orientação técnica para conseguir bons resultados”, recomendou.

 

Aftosa

Durante o evento, o agente de defesa agropecuária da Adapar, Loreno Egidio Taffarel, realizou orientação a respeito da importância da vacinação contra a brucelose e dos exames de tuberculose. Também fez explanação a respeito da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que acontecerá em maio, nos mesmos moldes de anos anteriores: dose de 5 ml e cobertura vacinal de todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade.

 

Reconhecimento

Durante o seminário, a cooperativa fez um reconhecimento aos produtores que se destacaram na atividade, nos últimos 12 meses, premiando aqueles que tiveram as maiores médias produtivas de leite, assim como melhor qualidade do produto entregue.

No reconhecimento voltado à qualidade do leite, houve divisão em três categorias, conforme a faixa de produção, ou seja, produtores que entregam de 1 a 300 litros de leite concorreram em uma categoria, de 301 a 700 litros outra categoria e de 701 litros para cima uma terceira categoria.

 

Concurso

Também houve premiação do concurso de silagem. Para isso, a área técnica da Copagril analisou a silagem produzida pelos produtores inscritos, a partir de cinco critérios: teor de matéria seca, proteína bruta, Fibra Detergente Ácido (FDA), Fibra Detergente Neutro (FDN) e nutrientes digestíveis totais (energia). O objetivo do concurso é incentivar a produção de silagem de qualidade, recomendando que os produtores invistam em boa adubação de base, de cobertura e no controle de pragas, pois a produção de uma boa silagem começa com os cuidados do solo e segue no manejo da lavoura. Silagem de maior qualidade favorece uma maior produtividade. Os produtores que tiveram a melhor qualidade constatada foram premiados no seminário. Ao final do evento foi sorteada uma TV, cuja ganhadora foi a associada Sirlei Terezinha Neumann.

 

Resultado do Concurso de Silagem:

1° lugar   Edemar Neunfeld    Marechal Rondon

2° lugar   Gaspar Costa  Pato Bragado

3° lugar   Vilmar Fülber  Porto Mendes (Marechal Rondon)

 

Resultado Melhor Qualidade do Leite:

Categoria até 9.000 litros/mês       Silvio Wansowski    Pato Bragado

Categoria de 9.001 a 21.000 litros/mês Paulo Coiti Sugawara     Guaíra

Categoria acima de 21.001 litros/mês   João Wochner Entre Rios do Oeste

 

 

Resultado Maior Quantidade de Leite:

1° lugar   Douglas Alexandre Borchert  Quatro Pontes

2° lugar   Dirceu Bettoni Paranhos (Mato Grosso do Sul)

3° lugar   Vilmar Fülber  Porto Mendes (Marechal Rondon)

 

 

Com assessoria

Fotos: Carina Ribeiro/Copagril

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente