Fale com a gente

Marechal Programação especial

Sociedade Espírita Allan Kardec completa 25 anos de atividades em Marechal Rondon

Publicado

em

Presidente da Sociedade Espírita Allan Kardec, Maria Juçara Nacke, e Edite Feiden: “Convidamos a comunidade a prestigiar. A casa está aberta para todas as pessoas, indiferente de religiões” (Foto: Raquel Ratajczyk/OP)

A Sociedade Espírita Allan Kardec, de Marechal Cândido Rondon, completa 25 anos de fundação neste domingo (1º). Em comemoração à data, a casa espírita realiza uma programação especial durante todo o mês de maio.

“Companheiros de toda a 17ª União Regional de Espírita virão para Marechal Rondon realizar palestras durante o mês. Vamos organizar uma confraternização entre os espíritas da região”, comenta a presidente, Maria Juçara Nacke.

As exposições com convidados acontecem todas as quintas-feiras, às 20 horas, e aos sábados, às 17h30. “A partir de quinta-feira (dia 05), os temas abordados serão ‘Os trabalhadores da última hora’ e no dia 12 ‘Jesus e as obsessões’. No dia 19, o tema será ‘No rumo do mundo de regeneração’, porque o entendimento espírita é de que a Terra é um mundo de provas e expiações, mas, como tudo evolui, ela vai mudar de patamar para um mundo de regeneração, onde não vai existir tanto sofrimento. No dia 26 o tema será ‘Reconciliai-vos’, para entender que somos uma nação só e refletir sobre assuntos atuais”, detalha.

A ex-presidente da casa espírita, Edite Feiden, convida a comunidade para participar da programação. “A casa está aberta para todas as pessoas, indiferente de religiões”, destaca.

A sede da Sociedade Espírita Allan Kardec é localizada na Rua Marechal Deodoro, 998, centro de Marechal Rondon.

 

Quando tudo começou

Cinco rondonenses, amigas e praticantes da doutrina espírita, seja por nascença ou adesão, decidiram, em maio de 1997, fundar um centro espírita em Marechal Rondon. Desse esforço coletivo surgiu a Sociedade Espírita Allan Kardec, a primeira e única representação da religião no município. “Outras seitas espiritualistas muitas vezes se denominam espiritismo, mas não são. O espiritismo é só aquele que Allan Kardec codificou. Então uma das primeiras resoluções que tivemos foi de nomear a casa com menção a Allan Kardec, porque assim as pessoas de imediato saberiam que somos kardecistas”, menciona a presidente, que foi uma das fundadoras da casa espírita.

Ela e as amigas Rosângela Kuhn, Berenice Roma, Rosi Mari Pacheco e Glaci Neumeister viram, aos poucos, a casa se consolidar em Marechal Rondon. “No início, nós fazíamos as exposições doutrinárias uma para as outras e vice-versa, até que começaram a chegar mais pessoas”, relembra.

De lá para cá, a casa espírita conta hoje com cerca de 40 frequentadores assíduos. “Fora esses, muitos nos procuram para lidar com os próprios sentimentos, dor, amor e luto ou para buscar esclarecimentos sobre a vida. Outros porque são sensitivos e não sabem lidar com a mediunidade. Nós apresentamos as explicações que o espiritismo oferece. Por isso existem os grupos de estudos, que são abertos para qualquer pessoa que queira participar”, frisa Edite.

 

Desmistificação

Aos poucos, a casa espírita foi desmistificando o medo e o preconceito que se tinha pela religião em Marechal Rondon, pontua Maria Juçara. “Não se sabia muito sobre a doutrina espírita por aqui e muitas pessoas tinham ideias erradas sobre o que é o espiritismo. Ainda hoje há misticismo em cima da doutrina espírita, mas nós conseguimos melhorar esse entendimento das pessoas”, considera, acrescentando: “O espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação, uma doutrina filosófica e uma religião. É a prática do cristianismo em sua mais simples forma, porque não temos dogmas, rituais, porque é baseado como era na época, sem luxos. Não temos coisas que chamam atenção, para sustentar, dar dinheiro. Trazemos as passagens com simplicidade para que as pessoas entendam”.

O Brasil é o país onde mais existem espíritas no mundo, destaca a Maria Juçara. “Somos 3,8 milhões de espíritas no Brasil, o que significa que a cada três kardecistas um é brasileiro. A quantidade de adeptos tem crescido”, enaltece.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente