Fale com a gente

Marechal Mais compensatório

Solo brita garante mais qualidade e durabilidade às estradas rondonenses

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Aposta da administração de Marechal Cândido Rondon para a manutenção de estradas no interior, o solo brita tem se provado um material repleto de vantagens. Quem garante é o secretário de Viação e Serviços Públicos, Jeferson Dahmer. “As estradas do interior rondonense hoje são readequadas com solo brita, que tem se mostrado muito viável”, avalia.

Segundo ele, até pouco tempo atrás as estradas rurais eram mantidas com o uso do cascalho moído. “Tivemos dificuldades em conseguir o cascalho e optamos pelo solo brito. A compra do material se dá por licitação e a empresa nos fornece a quantidade que precisamos. Conseguimos suprir as demandas”, expõe.

Secretário de Viação e Serviços Públicos, Jeferson Dahmer: “Quando havia seca ou estiagem prolongada, apareciam muitas ‘cabeças’ de pedra nas vias. Agora, com o solo brita, fica um trabalho mais perfeito” (Foto: Divulgação)

 

CUSTOS

Dahmer diz que apesar de o solo brita ter maior valor de mercado, o material é o que mais compensa no momento. “Se comparado com o cascalho, o custo é maior, mas ganhamos em durabilidade e manuseio. A estrada ganha mais qualidade”, ressalta.

 

VANTAGEM

Conforme o secretário, uma das problemáticas resolvidas com a mudança de material foi a “afloração” de pedras na estrada. “Quando havia uma seca ou estiagem muito prolongada, apareciam muitas ‘cabeças’ de pedra nas vias. Agora, com o solo brita, fica um trabalho mais perfeito”, considera.

O dirigente da pasta salienta que isso não acontece com o uso do solo brita, pois a pedra é mais miúda. “Além disso, tanto quando está úmido quanto quando está seco é possível trabalhar com esse material, ao contrário do cascalho”, compara.

Se comparado com as estradas de cascalho, solo brita se mostra mais durável (Foto: Divulgação)

 

ESTRADAS GERAIS

Ao contrário dos que muitos pensam, o solo brita só é utilizado nas estradas. “Não atendemos diretamente propriedades particulares. Por enquanto, produtores não recebem solo brita. É preciso aprovar uma lei na Câmara de Vereadores para ver como isso pode acontecer, quanto cada um pode receber, entre outros detalhes”, menciona Dahmer.

No caso de suinocultores, avicultores e outras produções de grande escala, comenta ele, serviços de melhoria de infraestrutura são prestados por outra secretaria da prefeitura. “A Secretaria de Agricultura organiza a distribuição de cascalho, e não solo brita, a esses produtores que têm necessidade”, informa, lembrando da dificuldade em encontrar cascalho para uso.

 

PROCEDIMENTO

Antes de receber o solo brita, explica Dahmer, as estradas recebem serviços de readequação. “Primeiro é feito o patrolamento, acertando o corte da estrada, colocando ela no eixo, tapando buracos. Depois disso é colocado o solo brita e feita a compactação. O tempo de execução depende de cada situação, mas, de modo geral, o serviço rende três vezes mais que o da manutenção com cascalho”, enfatiza.

 

PLANOS

Os planos do governo rondonense, revela o secretário, são atender todas as estradas do interior do município com solo brita. “Atualmente todas as sedes distritais têm solo brita. Pretendemos eliminar o cascalho. Hoje estamos trabalhando no reajuste na região de Boa Vista, Bela Vista, Porto Mendes e Curvado”, detalha. “A escolha dos trechos que receberão a manutenção prioriza os locais em piores condições, que receberam pouca manutenção no passado”, informa.

 

SEDE MUNICIPAL

Em relação aos demais trabalhos da Secretaria de Viação e Serviços Públicos, Dahmer comenta que atualmente está sendo colocada mais potência na iluminação pública, feitos consertos e desentupimentos de galerias, melhoria de pontes e operação tapa buracos.

Ele diz que há intenção de realizar um programa de recuperação do asfalto no centro da cidade. “Está para sair um projeto de recape asfáltico no centro, que, no momento, circula pela Secretaria de Coordenação e Planejamento. Enquanto isso, seguem os trabalhos para fechar os buracos no asfaltamento da sede municipal”, assegura.

Entre os trabalhos feitos na sede municipal estão os consertos e desentupimentos de galerias (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente