Fale com a gente

Marechal Instalação

Subestação da Copel recebe transformador móvel para normalizar fornecimento de energia elétrica

Publicado

em

Técnicos trabalham desde a madrugada na instalação do novo equipamento e expectativa é de que até o final do dia a unidade esteja operando com capacidade total (Fotos: Divulgação/Copel)

 

A subestação da Copel em Marechal Cândido Rondon continua operando em contingência após a explosão seguida de incêndio na noite da última segunda-feira (10) e que deixou 21,6 mil unidades consumidoras sem energia elétrica.

A unidade local conta com três transformadores, mas, devido à explosão, um deles foi danificado e parte da carga precisou ser transferida para a unidade da Copel de Palotina, o que tem provocado quedas isoladas de energia, em pontos diferentes da cidade.

Para substituir o equipamento avariado, a subestação recebeu na noite de ontem (11) um transformador móvel, vindo de Araucária, que será instalado de forma temporária para que a unidade consiga operar dentro da normalidade. “Um novo transformador, que irá substituir de forma definitiva o equipamento danificado, já está sendo providenciado pela Copel, mas ainda não há prazo para a instalação”, destaca o gerente da unidade local da Copel, Helio Dalgallo.

De acordo com o gerente, equipes passaram a madrugada realizando ensaios com o novo equipamento para verificar se não houve avarias com o transporte. “O transformador móvel tem a mesma capacidade do equipamento atingido pela explosão e a partir da sua instalação a subestação passa a operar com capacidade total”, afirma.

No decorrer do dia de hoje, os técnicos continuam trabalhando para reconstituir os circuitos danificados. “São muitas coisas que precisam ser reparadas antes da instalação. Esperamos que até amanhã possamos colocá-lo em operação”, comenta Dalgallo.

Os trabalhos são realizados por equipes de Marechal Rondon, Cascavel e Pato Branco.

 

Desligamento

Aqueles que residem na região do bairro Vila Gaúcha a Porto Mendes ficaram sem energia elétrica na noite de ontem, entre 20h41 e 21h29, aproximadamente. O desligamento atingiu 4.636 unidades consumidoras.

“Durante o dia a curva de carga ficou dentro dos limites de segurança. Apenas no início da noite houve necessidade de desligar parte da carga, pois o consumo atingiu o pico e sobrecarregou os dois transformadores que estão operação. Depois dessa intervenção, a carga da subestação voltou aos limites de segurança e o fornecimento de energia foi restabelecido em sua totalidade”, explica o gerente da unidade local.

 

Economia
Dalgallo também lembra que é importante a população continuar racionalizando o máximo possível o uso de energia ao longo do dia de hoje. “Ontem a população atendeu o nosso pedido e por isso conseguimos operar sem sobrecarregar os dois transformadores e assim evitar novas quedas de energia”, finaliza.

 

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente