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Marechal Novas Interferências

Trânsito tem “quebras” de preferenciais e vai ganhar mais três rotatórias

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Foto: O Presente

O Presente

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Marechal Cândido Rondon vem realizando um trabalho preventivo para quebrar preferenciais nos cruzamentos de instituições educacionais com o objetivo de oferecer mais segurança a estudantes e profissionais que atuam nos estabelecimentos de ensino. A afirmação é do chefe da pasta, Welyngton Alves da Rosa.

Segundo ele, desde o ano passado a prefeitura tem desenvolvido um trabalho preventivo em todas as escolas municipais, estaduais e particulares. “Estamos colocando placas de sinalização, orientando os usuários das regiões principalmente em frente às escolas, que é um local de embarque e desembarque de alunos, com velocidade máxima de 20 km/h, que tem circulação de crianças, embarque e desembarque em locais previamente definidos, mas muitas vezes isso não é respeitado”, frisa.

Conforme Rosa, a secretaria recebe reclamações constantemente de várias escolas. “Nas imediações dos educandários o excesso de velocidade dos veículos é muito excessivo. Para não colocar lombadas e travessias elevadas, as quais já existem em excesso na cidade, estamos preventivamente ‘quebrando’ as preferenciais das ruas que passam em frente às escolas. Então, obrigatoriamente não tornamos mais preferenciais essas ruas onde os veículos devem parar antes e depois porque as duas ruas que antecedem e saem das instituições deixam de ser preferenciais. Fizemos isso no Colégio Estadual Eron Domingues”, menciona.

Conscientização

Outro ponto da sede que recebeu interferência com a “quebra” de preferencial foi a Rua Paraná, no cruzamento com as ruas Rogério Grum e Tropical, nas imediações da Vila Gaúcha, locais, de acordo com o secretário, em que o excesso de velocidade dos veículos estava muito grande. “A aceitação foi muito boa por parte dos moradores, inclusive com ligações parabenizando o trabalho que há muito tempo era esperado”, expõe.

Rosa comenta que agora será a vez de mudanças próximo do Colégio Rui Barbosa, onde a Rua Pastor Mayer passará a ser preferencial, fazendo com que os veículos que transitam pela Rua Dom Pedro I reduzam a velocidade ao circular em frente à instituição. “Estamos tornando preferenciais ruas de pouco movimento e pouca circulação de veículos justamente para o condutor diminuir a velocidade do veículo, circulando de uma forma mais consciente, o que já tem gerado resultados positivos”, pontua, reforçando: “Não é mudado o sentido de veículo e nem é proibida nova circulação, é simplesmente uma quebra de preferencial. O veículo que antes tinha a preferência de passagem, agora passa a não ter. E os locais estão sendo muito bem sinalizados com tachões, placas e escrita no asfalto, indicando que deve parar”.

Rosa afirma que as reclamações, consideradas como um termômetro nas avaliações, estão sendo sanadas. “O nosso feedback é positivo, pois verificamos que a aceitação está sendo boa tanto por parte da direção e comunidade escolar, quanto pelos motoristas”, enaltece.

Interferências

Em relação a novas interferências, o chefe da pasta adianta que um processo licitatório está em andamento visando adquirir uma forma de rotatórias com um modelo padrão ao município. “Infelizmente algumas rotatórias de tachões não são respeitadas pelos motoristas. Nós temos casos frequentes de troca de tachões porque os motoristas não circulam, eles passam por cima, cruzam a rotatória, ou seja, é um desrespeito total. Estamos licitando a aquisição dessa forma de aço”, informa.

Além disso, todas as rotatórias de tachões serão substituídas por definitivas de alvenaria com altura de 30 centímetros com jardinagem interna, incluindo plantio de flores e gramas. “Isso vai proporcionar mais ostensividade de visualização e sinalização mais clara, fazendo o motorista diminuir a velocidade para circular nas rotatórias. Paralelo a isso, temos um estudo que aponta para a criação de três novas rotatórias: uma na Maripá com a Rua Sergipe, próximo do Colégio Martin Luther, para desafogar o trânsito; outra na Rio Grande do Sul para desafogar o trânsito entre a Rotatória da Bandeira e a rotatória da Írio Welp, possivelmente no meio dessa duas haverá uma terceira; e há pedidos oriundos da Câmara de Vereadores para criar mais rotatórias, uma delas na Avenida Maripá no cruzamento com a Rua Porto Alegre e outra na Rua Santa Catarina”, menciona.

O secretário ressalta que a equipe desenvolve estudos, cuja constatação é de que há viabilidade técnica de construir as rotatórias. “Porém, essas mudanças serão gradativas, sem alteração drástica no dia a dia do trânsito da nossa cidade. Temos alguns estudos em andamento sobre esses retornos existentes na Avenida Maripá, principalmente aqueles mais próximos da Copagril. Muitos retornos lá existentes causam certo temor de acidentes e nós estamos verificando, contudo esse trabalho não vai ser para agora. Estamos trabalhando forte na Avenida Rio Grande do Sul, e quando tiver essa nova rotatória faremos nova sinalização visando à redução de acidentes de trânsito e a preservação devidas humanas”, frisa.

Leia a reportagem completa na edição impressa do Jornal O Presente que circula nesta sexta-feira (13).

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