Fale com a gente

Marechal Planejamento futuro

Unidade industrial de suínos da Frimesa em Marechal Rondon passará por mudanças

Publicado

em

Diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella: "Temos a necessidade de fazer esta alteração para atender a demanda existente dos cooperados” (Foto: Divulgação)

Em decorrência da nova planta industrial de Assis Chateaubriand, que será inaugurada no dia 13 de dezembro e passará a funcionar em janeiro de 2023 (clique e saiba mais), a Frimesa deve promover alterações na unidade industrial de suínos em Marechal Cândido Rondon.

“Hoje estamos abatendo em solo rondonense suínos, tanto machos quanto fêmeas, mas a ideia é preparar esta unidade para o abate somente de fêmeas matrizes. Temos a necessidade de fazer esta alteração para atender a demanda existente dos cooperados”, adianta o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella.

A Frimesa é formada por cinco cooperativas agrícolas que atuam na região Oeste do Paraná: Copagril, C.Vale, Copacol, Lar e Primato.

Diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella: “Temos a necessidade de fazer esta alteração para atender a demanda existente dos cooperados” (Foto: Divulgação)

Fornecimento de suínos

Por ser filiada à Frimesa Cooperativa Central, a Cooperativa Agroindustrial Copagril tem um planejamento estabelecido para o fornecimento de suínos para as indústrias já existentes, bem como para a unidade a ser inaugurada em Assis Chateaubriand e, conforme o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, os propósitos estão sendo cumpridos.

Ele comenta que a Copagril é uma das proprietárias da Frimesa e que, inclusive, é a cooperativa que possui a maior participação societária na central. “Temos compromissos com a central e estamos trabalhando no sentido de poder utilizar a cota de produção estabelecida para os nossos associados”, pontua.

Ainda que o momento da suinocultura não seja dos melhores, Chapla entende que todos os esforços precisam ser feitos para que a cadeia não sofra mais perdas.

“Estamos um pouco retraídos devido ao momento não ser o melhor para os produtores, mas não estamos diminuindo o ímpeto de trabalhar, tanto é que estamos revendo nosso projeto de suínos para poder avançar e aumentar a produção. Sei que há a necessidade dos produtores também melhorar desempenhos e produtividade”, alerta.

As modernizações que a Copagril tem pedido para seus associados podem exigir mais investimentos deles, mas, de acordo com o diretor-presidente, são necessários. “Tais ajustes visam aumentar a produção média e a qualidade dos animais nas propriedades dos nossos associados. Temos que avançar no modelo de produção. O que começou a ser feito há 30 anos precisa reavivar. Uma coisa é certa: em qualquer cadeia produtiva os ajustes são necessários constantemente para permitir a plena competitividade, atendendo as exigências mundiais necessárias. Sabemos que alguns dos nossos associados já fizeram os investimentos, mas outros ainda não. O que posso dizer é que quem não se ajustar pode ficar fora do sistema. Nossa área técnica está trabalhando arduamente com os suinocultores para alcançar o modelo desejado”, destaca.

Ele reitera que haverá crescimento na produção de suínos junto aos associados da Copagril. “Temos uma grande demanda pela frente, granjas mais modernas estão sendo construídas, mas a cadeia como um todo requer ajustes. Sabemos que existem produtores que ainda estão trabalhando no modelo antigo, o que entendemos ser inviável para todas as partes. Quem quiser permanecer na suinocultura precisa ajustar sua propriedade para que tenha produtividade, variedade, controle sanitário e qualidade genética. É preciso respeitar a cartilha das boas práticas da suinocultura que foi feita a quatro mãos, pela Frimesa e pelas cooperativas filiadas. A Copagril vai seguir a tendência. Não pode individualizar questões para este ou aquele associado. A competitividade é dos tempos modernos que estamos vivendo”, finaliza Chapla.

Diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla: “Temos compromissos com a central e estamos trabalhando no sentido de poder utilizar a cota de produção estabelecida para os nossos associados” (Foto: O Presente)

O Presente Especiais/Revista Copagril

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente