Fale com a gente

Municípios Municípios do oeste

Amop mantém decisão por abertura de comércio, mas nova reunião acontece hoje

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Em tempos de incertezas, as informações falsas- famosas fake news – ganham ainda mais força, por meio de aplicativos de mensagem. A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) não ficou para atrás, quando o assunto é ser alvo de conteúdo mentiroso.

Na última sexta-feira (27), a associação definiu por abrir o comércio em 43 municípios do Oeste – Cascavel não está incluso – porém, fake news circulam nas redes sociais afirmando que os prefeitos que compõem a Amop voltaram atrás na decisão, informação que, de acordo com a diretoria, é uma inverdade.

 

CONFIRA O MATERIAL NA ÍNTEGRA (FAKE NEWS) QUE TEM SIDO COMPARTILHADO

“Em novo comunicado, Amop ressalta que municípios devem seguir diretrizes do Estado e União quanto à abertura do comércio

A Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), voltou atrás na decisão tomada em conjunto pelos prefeitos de iniciar a abertura gradual do comércio da região a partir da próxima quarta-feira. Conforme comunicado da Assessoria Jurídica, repassado na noite deste domingo, 29 de março de 2020, os municípios devem respeitar as diretrizes definidas pelo Governo Estadual, seguindo o que o Governo editar, respeitando diretrizes técnicas da Secretaria de Saúde do Paraná.

Há o risco de municípios atraírem para si a obrigação de garantir tecnicamente que diretrizes de prevenção e controle serão respeitadas pelas empresas e população, segundo mensagem aos prefeitos. O Ministério Público poderá exigir fundamentação técnica. Conforme o comunicado, além disso, o Estado e Ministro da Saúde, devem regulamentar, no momento oportuno, as diretrizes para retorno das atividades econômicas com prevenção à saúde.

Os prefeitos que decidirem manter a decisão de liberar o comércio, terão que fazê-lo com base em amparo técnico da medicina e vigilância sanitária, pois poderão ser questionados pelo Ministério Público e sabem que correrão um risco de atrair para si responsabilidades diversas, inclusive judiciais, que não tem como controlarem, porque não são municípios que estão à frente das estratégias, mas, Estado e União, e isso foge da boa vontade dos gestores públicos que terão os municípios afetados pelo impacto econômico.”

 

REUNIÃO AMOP

Nesta tarde de segunda-feira (30) novamente os prefeitos irão se reunir às 14h30 por videoconferência, para reavaliarem a decisão. Porém, a determinação de reabertura para quarta-feira (1º) do comércio, segue até o presente momento.

 

Com Catve

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente