Fale com a gente

Municípios Hospitais superlotados

Após pedido de socorro de prefeito, ministro da Saúde confirma visita a Cascavel

Publicado

em

(Foto: Tânia Rego/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou visita a Cascavel nesta quinta-feira (04) para verificar de perto o colapso que o município vive nesta nova onda de Covid-19. O voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com a comitiva deve chegar à cidade às 13h30, no Aeroporto de Cascavel.

O prefeito Leonaldo Paranhos fez o convite na tarde desta terça (2), quando agradeceu ao Ministério da Saúde pelos 15 respiradores liberados e que já estão no Hospital de Retaguarda. “Estamos diante de uma realidade muito triste, os números não param de aumentar. Estamos recebendo muita gente da região. A situação é bem precária”, afirma o prefeito.

Paranhos também solicitou mais 15 respiradores e uma cota extra de vacinas que já está em análise pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). “Acho que vamos conseguir justificar e ter uma cota extra de vacina”.

O prefeito destacou que o momento é de dificuldade e a realidade é triste, mas que é preciso enfrentar o problema. Paranhos lembra que no momento existem duas ações de enfrentamento à Covid-19, que são a disciplina individual e a vacina. “Como a chegada da vacina nós dependemos dos outros, vamos fazer aquilo que depende de nós: distanciamento e muita disciplina”, enaleceu o prefeito.

Na tarde desta terça-feira, o prefeito e o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, encaminharam ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde um pedido de transferência imediata de pacientes com Covid-19 para outras cidades do Brasil. O documento cita que na Macrorregião Oeste existem 160 pacientes aguardando por leitos de UTI ou enfermaria para Covid-19.

 

Hospitais e UPAs superlotados

A Secretaria da Saúde de Cascavel enviou documento ao Ministério da Saúde e à Secretaria de Estado da Saúde pedindo a transferência urgente de pacientes para outras regiões do Estado ou outros Estados, já que o sistema de saúde da cidade está superlotado.

De acordo com o documento, 160 pacientes aguardam vagas para internação em UTIs ou enfermarias na Macrorregião Oeste. Somente em Cascavel, segundo a secretaria, são 35 pacientes aguardando leitos de UTI e 40 de enfermaria.

Segundo o órgão, a Unidade de Pronto Atendimento Brasília está com 10 pacientes intubados e 44 na enfermaria. A UPA Tancredo tem 4 pacientes intubados e 28 na enfermaria. Na UPA Veneza, cinco pacientes intubados e 29 pacientes na enfermaria.

O Hospital de Retaguarda tem 27 pacientes internados em leitos de UTI, 125 intubados, onde a capacidade é de 20 leitos. Há ainda 44 pacientes internados nas enfermarias, onde a capacidade de 28 pacientes.

Os demais hospitais públicos e privados no município estão com 100% de ocupação.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel vem requerer apoio imediato de caráter urgentíssimo na Secretaria de Estado da Saúde e ao Ministério da Saúde para adotar providências para transferência dos pacientes que necessitam de suporte em hospitais para outras regiões e Estados da Federação”, diz o texto.

Ainda segundo a secretaria, a capacidade operacional de recursos humanos está esgotada, com internamentos acima do suportado. “Não é mais possível internar nenhum paciente até que a central de leitos realize a transferência de alguns pacientes”.

 

Hospital de Retaguarda de Cascavel: região tem 160 pacientes esperando leitos (Foto: Manoel Teixeira/SECOM/Cascavel)

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Copyright © 2017 O Presente