Fale com a gente

Municípios Evolução

Caged demonstra crescimento da empregabilidade em Pato Bragado

Publicado

em

Prefeito em exercício, Dirceu Anderle, e o secretário Ageu Fidler estiveram nos barracões da antiga Fecularia Horizonte para acompanhar as mudanças que estão ocorrendo (Foto: Marili Koehler )

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de dezembro de 2019 apresenta a evolução das vagas de trabalho em Pato Bragado. O município fechou o ano com 120 novos postos de trabalho, criados em comparação a 2018, com destaque para os setores industriais e de serviços, com 107. O comércio também teve variação positiva, com 13 novos postos.

O secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Ageu Juarez Fidler, explica que esse é o segundo melhor resultado desde que o índice começou a ser medido, em 2002, perdendo apenas para 2005.

Fidler aponta que o resultado é fruto de inúmeros esforços e investimentos no setor produtivo de Pato Bragado. “Uma das linhas de frente é a capacitação da mão de obra, realizada pela administração municipal. Foram e continuam sendo investidos recursos para a qualificação em cursos de solda, tecnologia de informação (TI), cursos de instruções normativas (NRs), além de cursos de gestão financeira para os empresários”, relata.

As capacitações surgiram a partir de um levantamento das necessidades do setor produtivo local, realizado pela Secretaria. “Constatamos que a primeira era a capacitação da mão de obra local. Muitas empresas não contratavam porque não encontravam profissionais na área, como no caso da indústria de metal mecânica. Isso foi determinante para o investimento em capacitações, a exemplo dos cursos de solda pelo Senai”, reforça o secretário.

 

RETOMADA DA PRODUTIVIDADE

Nos últimos dias, o prefeito em exercício, Dirceu Anderle, e o secretário estiveram nos barracões da antiga Fecularia Horizonte, acompanhando as mudanças que estão ocorrendo.

Diversos editais de concorrência pública estão publicados para ocupação desses espaços que foram revitalizados pelo governo municipal, como também de outros barracões no Parque Industrial 1 e na cidade. “Com a viabilização destes espaços da antiga fecularia e de outros que eram muito grandes, conseguimos atender um número maior de empresas. As concorrências públicas estão abertas no site da prefeitura (www.patobragado.pr.gov.br), aba Licitações, para implantação de empresas nesses locais”, informa o prefeito.

Segundo o gestor, um desses espaços já está destinado à instalação de uma indústria de pallets, provenientes da madeira de eucalipto. “Outros três estão passando por um processo final de melhorias para destinação a Microempreendedores Individuais (MEIs), micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços de uma área que há muitos anos está gerando custos de manutenção ao município pela falta de utilização, mas que voltará a ser produtiva” conclui Anderle.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente