Fale com a gente

Municípios Outono

Chuvas abaixo da média indicam possibilidade de geadas

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

No sábado, o Hemisfério Sul iniciou o outono, estação que vai até 21 de junho, quando abre espaço para o inverno. “O fenômeno La Niña segue atuando sobre as águas do Oceano Pacífico e influenciando as condições climáticas no Paraná neste outono e a tendência é de que os sistemas sejam enfraquecidos”, informa o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), Fernando Mendonça Mendes.

Segundo ele, é de praxe que as chuvas diminuam no outono se comparado com o período de verão. “Entramos em uma descendente em relação às chuvas. Quanto mais próximo do inverno, mais diminuem. No Paraná são esperadas chuvas de normal a abaixo do normal, com grande possibilidade de ser abaixo da média da estação”, indica.

 

OESTE E SUDOESTE

Mendes explica que tanto o setor Oeste como o Sudoeste do Paraná estão na rota de aproximação dos sistemas frontais que vêm do Sul do globo. “Normalmente, os dois setores se beneficiam com chuvas, com maiores instabilidades que outras regiões. Oeste e Sudoeste se beneficiam também da formação de instabilidades na região do Paraguai”, destaca.

 

PRECIPITAÇÕES

Favorecida pelas condições climáticas, Mendes relata que as precipitações devem ocorrer mais próximas da normalidade no extremo Oeste paranaense, no qual se enquadram Marechal Rondon e municípios da microrregião. “Em abril, as chuvas devem ocorrer mais normalmente, em maio e em junho podem vir abaixo da média no extremo Oeste”, analisa.

De acordo com a Rede Agroclimatológica do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, a faixa de variação de chuvas, segundo média histórica, para abril é de 80 a 130 milímetros, em maio é de 70 a 150 milímetros e em junho é de 50 a 130 milímetros.

 

TEMPERATURAS

O outono, aponta Mendes, é uma estação transitória e aos poucos os dias ficarão mais frios. “No início ainda se parece com verão, no meio é outono de fato e no final da estação é parecido com inverno”, expõe.

Dados da Rede Agroclimatológica do IDR paranaense apontam que na média histórica as temperaturas oscilam entre 16,8°C e 26,3°C em abril no Oeste paranaense, em maio variam entre 15°C e 23,7°C e em junho entre 13,7°C e 22,2°C.

 

GEADAS

Prever geadas atualmente é difícil. “Apenas em maio e junho é possível saber melhor a respeito de geadas. Em abril os casos de geada são raros. As geadas ocorrem à medida que tivermos deslocamento ou aproximação de massas de ar mais intensas. A questão de termos chuvas provavelmente abaixo do normal é um indicativo de que tenhamos geadas”, observa.

Por outro lado, o meteorologista destaca que não há tantos deslocamentos de frentes de chuvas. “Se não temos tantas frentes trazendo chuvas, consequentemente não temos massas de ar frio na retaguarda”, menciona, frisando que a ocorrência de geadas depende do deslocamento de frentes com massas de ar com potencial de resfriamento ao ponto de geada.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente