Fale com a gente

Municípios Agronegócio

Começa a colheita da safra nas lavouras da região

Publicado

em

Trabalhos serão intensificados na próxima semana, quando a maioria dos agricultores vai colocar os maquinários a campo. Expectativa é de colheita rápida, com previsão de término até 10 de março (Fotos: Divulgação/Copagril)

As máquinas para a colheita da safra 2020/2021 já estão nas lavouras do Oeste do Paraná.

Na área de atuação da Copagril, as primeiras cultivares, normalmente as de ciclo mais curto, começaram a ser colhidas nesta semana, mas a expectativa é de que o trabalho dos produtores rurais se intensifique no fim de fevereiro e início de março na região e a partir da segunda quinzena de março na região Sul do Mato Grosso do Sul.

Na propriedade de Beno e Lore Schroeder, a colheita na lavoura que fica na Linha Guará, interior de Marechal Cândido Rondon, começou na segunda-feira (22). Eles são associados da Copagril desde 1973 e atualmente contam com o apoio dos genros Valmir e Sadi e do neto Marcos para as atividades da lavoura. Nesta safra implantaram uma cultivar de ciclo curto – a semeadura foi entre os dias 16 e 17 de outubro – e realizaram o correto manejo agrícola. Agora, esperam uma produção dentro da média da região.

A engenheira agrônoma da Copagril, Thais Regina Lengert, que faz a assistência técnica nas áreas do casal, diz que o manejo foi adequado durante toda a safra, mesmo com um clima seco para a implantação e chuvoso em janeiro, e que os resultados estão dentro do esperado.

 

Na propriedade de Beno e Lore Schroeder, a colheita na lavoura que fica na Linha Guará começou na segunda-feira (22): expectativa de produção dentro da média

 

DESAFIOS

Conforme avaliação da equipe técnica da Copagril, a safra 2020/2021 teve desafios no plantio, regularmente realizado em setembro, uma vez que, em decorrência das precipitações irregulares, a grande parte das lavouras foi semeada a partir da segunda quinzena de outubro. Com a implantação concluída, o clima favoreceu e os produtores da área da Copagril executaram o manejo adequado da cultura. Houve um período de chuva mais intenso em janeiro, inclusive com dias nublados, o que alterou o desenvolvimento regular das plantas, contudo, sem grandes mudanças na maior parte das lavouras. Agora os produtores iniciam o manejo de fim de ciclo e se preparam para uma colheita mais concentrada, entre dez a 15 dias de trabalho.

 

PLANEJAMENTO

Lore e Beno entregam a produção na Copagril e já aproveitam o acompanhamento da Thais e do gerente da Unidade Rondon, Laércio Fincke, para planejar as próximas safras. A equipe técnica está a campo atendendo, acompanhando e orientado os produtores para colaborar com os melhores resultados. Agricultores interessados podem contatar a unidade Copagril mais próxima para mais informações.

 

Lore e Beno aproveitam o acompanhamento da engenheira agrônoma Thais Lengert e do gerente da Copagril Unidade Rondon, Laércio Fincke, para planejar as próximas safras

 

PRODUÇÃO VARIADA

De acordo com o engenheiro agrônomo Cristiano da Cunha, a colheita da safra na área de ação da Agrícola Horizonte começou na última sexta-feira (19), mas em lavouras pontuais. “Ainda está tímida, com cerca de 10% a 15% de agricultores colhendo, porém a partir de sexta-feira (hoje, dia 26) deve se intensificar, de modo que na próxima semana tenhamos entre 70% e 80% dos agricultores iniciando a colheita”, enaltece, ampliando: “a colheita deve ser rápida, com previsão de ser colhida até meados de 10 de março”.

Segundo ele, a produtividade da safra deve ser variada, com algumas áreas muito boas e outras muito ruins. “Mas a previsão é de que a safra seja menor do que a passada. Não sabemos estimar um número de sacas por alqueire em função de problemas como falta de luminosidade, excesso de chuva e abortamento de vagens”, expõe.

O agrônomo diz que as breves chuvas previstas para a próxima semana serão muito bem-vindas em função de que além do produtor colher soja, ele vai plantar o milho safrinha. “Para que seja realizado de maneira satisfatória e venha a germinar é preciso ter umidade no solo, tanto para a soja uniformizar a maturação quanto para o milho a ser plantado”, destaca.

 

Engenheiro agrônomo Cristiano da Cunha: “A colheita está tímida, com cerca de 10% a 15% de agricultores colhendo, porém a partir de sexta-feira (hoje, dia 26) deve se intensificar, de modo que na próxima semana tenhamos entre 70% e 80% dos agricultores iniciando os trabalhos” (Foto: Joni Lang/OP)

 

INTENSIFICAÇÃO

Segundo Paulo Oliva, técnico agrícola do Departamento de Economia Rural (Deral) da Regional de Toledo da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a colheita foi iniciada na última semana e cerca de 1% de área foi colhida até quarta-feira (24) em todos os municípios, todavia em regiões pontuais.

“A expectativa é de que na próxima semana a colheita seja intensificada em toda área de abrangência da regional. A produtividade está estimada em 150 sacas por alqueire, quando ano passado foi de 155 sacas”, conclui.

 

Técnico do Deral, Paulo Oliva: “A expectativa é de que na próxima semana a colheita seja intensificada em toda a área de abrangência da regional” (Foto: Arquivo/OP)

 

O Presente com Copagril

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente