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Municípios Término prorrogado

Duplicação da BR-163 pode estacionar na entrada de Marechal Rondon

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Trabalhadores atuam na região do trevo do portal de entrada da cidade (Foto: O Presente)

As obras de duplicação do trecho de 38,9 quilômetros da BR-163 do município de Toledo até Marechal Cândido Rondon – quilômetro 235,5 ao quilômetro 274,4 – se encontram em ritmo reduzido em função da falta de recursos para conclusão dos trabalhos, assim como devido às dificuldades na efetivação das desapropriações de terras em virtude da pandemia do coronavírus. Soma-se a isso a relocação de postes por parte da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel).

As informações foram fornecidas com exclusividade ao Jornal O Presente pelo Núcleo de Comunicação Social da Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) no Estado do Paraná.

Atualmente, as frentes de serviço estão concentradas entre os quilômetros 236 e 239 no município de Toledo, onde são executados uma interseção com obras de artes especiais (viadutos), duplicação da rodovia federal e a construção de duas marginais.

Já no perímetro urbano de Marechal Rondon está sendo desenvolvida a fabricação das longarinas da obra de arte especial que está prevista naquele local que concentra tráfego intenso de veículos leves e pesados. “A execução dos trabalhos em questão ocorre nas adjacências do portal de entrada da cidade (no acesso aos municípios de Mercedes e Guaíra)”, consta na nota oficial.

O Núcleo de Comunicação Social enfatiza que no momento é aguardada aprovação e publicação da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2021, que necessita da sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro, para que haja aplicação dos recursos.

 

Haverá interseção nas proximidades do Posto Trovão Azul (Foto: O Presente)

 

CRONOGRAMA

Todavia, conforme a nota, em função das restrições orçamentárias não há como cumprir o cronograma de execução inicial. “A obra estava prevista para ser concluída em julho deste ano, mas como não houve liberação de recursos por parte do governo federal, o prazo terá de ser prorrogado para julho de 2022. Este novo prazo também depende da liberação de recursos suficientes, tanto para 2021 quanto para 2022”, aponta o comunicado. Ou seja, existe risco de paralisação, caso haja falta de recursos orçamentários para serem injetados no presente ano. Dessa forma, a duplicação da BR-163 pode literalmente estacionar na entrada de Marechal Rondon.

No que tange ao trabalho realizado, até o momento foram concluídas cinco interseções em desnível com obras de arte especiais (viadutos) já liberadas ao trânsito, bem como 32 quilômetros de pista dupla e outros cinco de marginais liberados ao tráfego. “Está em andamento a execução da pista dupla entre os quilômetros 236 e 237, duas marginais entre os quilômetros 236 e 238, uma interseção com obras de artes especiais no quilômetro 236, uma interseção com obras de artes especiais no quilômetro 270, a marginal entre os quilômetros 271 e 273 e a execução das obras de artes especiais das interseções dos quilômetros 272 e 274”, detalha o Núcleo de Comunicação Social.

“Com a conclusão dos processos de desapropriação e a relocação da rede elétrica da Copel entre os municípios de Quatro Pontes e Marechal Rondon será possível a entrega das interseções dos quilômetros 270, 272 e 274, de 7,28 quilômetros de marginais, de 4,8 quilômetros de pista dupla e também a execução de 5,54 quilômetros de marginais no município de Toledo”, finaliza a nota oficial.

 

DETALHES

No final do mês de janeiro deste ano, o site do Dnit, órgão ligado ao Ministério de Infraestrutura, apresentou informações detalhadas sobre a duplicação de cerca de 38,9 quilômetros da BR-163 entre Marechal Rondon e Toledo. A ordem de serviço da obra foi assinada em outubro de 2014 e, com 119 pessoas mobilizadas na execução do projeto, a data de término em janeiro deste ano estava prevista para o dia 25 de julho de 2021.

O site do Dnit informa que foram 1.184 dias paralisados e apontava para outros 268 de trabalho objetivando o término do contrato. Inicialmente, o preço da duplicação foi licitado em R$ 306,5 milhões, mas houve um reajuste de R$ 109,6 milhões, o que representa aproximadamente 35%. Com isso, o valor total da obra deve chegar a R$ 416,1 milhões. Segundo o órgão federal, faltam ser empenhados R$ 110,7 milhões (26,61%).

 

Rodovia concentra tráfego intenso de veículos leves e pesados na região por ser acesso à sede municipal rondonense e aos municípios de Mercedes e Guaíra, além de Toledo (Foto: O Presente)

 

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