Fale com a gente

Municípios Romarias

Em meio à pandemia, santuário de Nossa Senhora Aparecida adapta programação e recebe 30 mil fiéis em Itaipulândia

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Facebook)

Cerca de 30 mil fiéis passaram pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia, entre sábado (10) e esta segunda-feira (12), segundo os organizadores.

De acordo com o padre Ademar Lins, pároco do santuário, o número de romeiros foi surpreendente diante das restrições e adaptações que a programação seguiu por causa da pandemia do novo coronavírus.

“Foi muito marcante, pois mesmo com as restrições as pessoas vieram pagar promessa e agradecer. Tivemos famílias que vieram a pé de Toledo e Cascavel para agradecer, famílias em que todos foram infectados e curados da Covid-19. Mesmo depois da caminhada, no calor, víamos pessoas se prostrando, cantando e agradecendo”, contou o pároco sobre a experiência deste ano.
Em 2019, o santuário recebeu cerca de 50 mil romeiros, segundo o padre.

Com a pandemia, as novenas foram realizadas na igreja matriz da cidade, para oferecer mais espaço aos fiéis. Além disso, foram transmitidas ao vivo pela rede social da paróquia.

As procissões e celebrações que ocorriam em volta da imagem da santa foram canceladas neste ano para evitar aglomerações.

O santuário também proibiu romarias de ônibus e permitiu apenas os peregrinos que visitam o local a pé.

“A gente estava apreensivo com as participações, por causa das restrições, e pensamos que o número ia ser bem menor. Mas deu certo e eles vieram”, contou o padre.

O monumento de Nossa Senhora Aparecida é o maior do Brasil, com 26 metros de altura. Ele fica no ponto mais alto do município, a 367 metros de altitude.

A imagem foi construída voltada para a cidade, com a ideia de abençoar Itaipulândia.

 

ROMEIROS

Centenas de peregrinos enfrentaram o sol durante a caminhada. Em grupo ou sozinho, cada um tem o próprio motivo para fazer romaria.

“A gente busca saúde, paz, prosperidade, sempre andar no caminho certo, fazendo as coisas corretas e sempre procurar fazer o bem para todos”, disse o romeiro Amildo Cemin.

Um grupo de romeiros saiu de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na tarde de domingo. Eles seguiram a pé pelo trajeto de 70 quilômetros até Itaipulândia para agradecer a padroeira.

“Uma forma de agradecer Nossa Senhora, por tudo que ela dá para a gente. Eu fico arrepiada só de falar, fico emocionada”, disse Elizabete Guilher.

O romeiro Francisco lembra com carinho da cura do filho e, por isso, não deixa de ter gratidão pela santa.

“Meu filho teve uma pneumonia, quando ele era muito pequeno, então para a gente foi muito difícil. Essa é uma das coisas que Nossa Senhora faz para a gente. Essa fé que eu tive e minha família teve para saber que ia ficar tudo bem com ele.”

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente