Fale com a gente

Municípios Realizando sonhos

Estudantes de Marechal e região falam da expectativa para intercâmbio na Nova Zelândia; conheça os selecionados

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Governo do Paraná divulgou, na última sexta-feira (03), a lista dos estudantes selecionados para a 2ª edição do Ganhando o Mundo, programa que oferta intercâmbio aos alunos da rede pública estadual. Entre os 100 primeiros classificados há representantes de Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Santa Helena.

Os estudantes passarão um semestre letivo estudando em um colégio da Nova Zelândia e serão hospedados por famílias locais, onde praticarão a língua inglesa. Antes de embarcar, os selecionados farão um curso preparatório de inglês.

O programa Ganhando o Mundo, promovido pelo governo estadual, via Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, propicia autonomia e ampliação dos repertórios culturais e acadêmicos dos jovens paranaenses. Ao retornar ao Brasil, o aluno tem a missão de compartilhar com colegas e professores todo o aprendizado vivido.

Ao O Presente, os estudantes de Entre Rios do Oeste, Marechal Rondon e Santa Helena falaram da alegria de estar entre os selecionados e da expectativa para a viagem, que deve acontecer daqui a alguns meses. Confira.

 

“Estou me preparando para essa aventura”

“Eu vou para o intercâmbio, mas ainda não sei ao certo quando será o embarque. Provavelmente será entre o final deste ano e o começo do ano que vem. Eu não esperava ser selecionada. Me inscrevi para correr o risco, porque seria uma grande oportunidade se desse certo. Agora, estou bem ansiosa para ir. Isso tudo é muito maravilhoso, pois eu não poderia ir para outro país se não fosse por essa oportunidade. Além de aprender outro idioma, conhecerei uma nova cultura, novas pessoas e costumes, além de estudar em um lugar diferente. Eu não sei falar inglês muito bem, mas estou estudando e me preparando para entrar nessa aventura”, enaltece a estudante Kaiane Isabel Frank Beskow, de 14 anos, do Colégio Professor Ildo José Fritzen, de Entre Rios do Oeste.

Entrerriense Kaiane Isabel Frank Beskow, de 14 anos, classificou-se em 34º lugar no programa Ganhando o Mundo: “Não esperava ser selecionada. Isso é maravilhoso” (Foto: Divulgação)

 

“É uma oportunidade maravilhosa”

“Até eu passar para a segunda etapa, não esperava ser selecionado, mas quando passei fiquei bastante otimista. Estou me sentindo muito feliz e empolgado para ir para lá. Considero essa uma oportunidade maravilhosa, porque é tudo de graça, bancado pelo governo estadual. As minhas expectativas são bem altas por ser um país bem desenvolvido, que respeita muito o meio ambiente e a natureza. Eu só falo o básico do inglês, mas vamos fazer um curso antes de ir. Preparado eu não estou, porque vai ser uma experiência bem diferente, mas estou muito feliz. A Nova Zelândia tem uma cultura bem diferente daqui”, expõe Gian Augusto Becker, de 15 anos, estudante do Colégio Humberto de Alencar Castelo Branco, de Santa Helena.

Santa-helenense Gian Augusto Becker, classificado em 79º no programa Ganhando o Mundo: “Preparado eu não estou, porque vai ser uma experiência bem diferente, mas estou muito feliz” (Foto: Divulgação)

 

“Era um sonho que eu tinha e vou conseguir realizar”

“Consegui passar nas duas etapas do programa e agora eu vou para lá. Sinceramente, não esperava ser selecionada. A nota máxima era 800 e eu tirei 785. Estava confiante, mas também estava preparada para caso não passasse. O sentimento é de extrema euforia e alegria, porque isso é uma coisa nova, uma oportunidade única que eu não conseguiria em qualquer lugar. Vou aperfeiçoar o meu inglês, vou conhecer um novo país, viajar para fora, fazer novos amigos e ter novas experiências, além de aprender muitas coisas. É incrível e as minhas expectativas são as melhores possíveis. Vou realizar muitos sonhos, estudar fora e ir para um país no outro lado do mundo. São 15 horas de diferença e uma realidade totalmente diferente. Estou ansiosa para ir. Acredito que estou preparada, porque era um sonho que eu tinha desde criança e vou conseguir realizar por um programa completamente gratuito do governo. A única coisa que precisei fazer foi ter estudado e alcançado boas notas. Espero que seja muito legal lá”, projeta Emely Hoppe, de 14 anos,estudante do Colégio Eron Domingues, de Marechal Rondon.

Rondonense Emely Hoppe, do Colégio Eron Domingues, que ficou em 92º lugar na classificação do programa: “O sentimento é de extrema euforia e alegria. As minhas expectativas são as melhores possíveis” (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente