Fale com a gente

Municípios Rumo à Dinamarca

Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente da Unioeste participará novamente de evento internacional na Europa

Publicado

em

Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesoma) é liderado pelo pesquisador e professor doutor Affonso Celso Gonçalves Jr., do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas do campus de Cascavel da Unioeste (Foto: Divulgação)

O Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesoma), liderado pelo pesquisador e professor doutor Affonso Celso Gonçalves Jr., do Centro de Ciências Médicas e Farmacêuticas do campus de Cascavel da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), participará do 9th International Conference on Engineering for Waste and Biomass Valorisation (WasteEng), que  vai acontecer de 27 a 30 de junho, em Copenhagen, na Dinamarca. Neste evento científico, o professor Affonso e seu orientado de doutorado Élio Conradi Junior apresentarão dois trabalhos científicos desenvolvidos pela equipe do Gesoma.

Affonso relata que sua equipe de pesquisadores ficou extremamente feliz em mais uma vez se destacar internacionalmente com seus projetos inovadores na área de remediação e descontaminação de compartimentos ambientais. O professor destaca ainda que será mais uma excelente oportunidade de estar apresentando as linhas de pesquisa inovadoras junto à comunidade científica internacional.

Os trabalhos do Gesoma selecionados pelo comitê científico do evento foram: “Assessment of agroindustry byproducts as natural biosorbents for removal of pesticide from water” & “Adsorption parameters for the removal of chlorpyriphos using agroindustries by-products”. Nestes trabalhos científicos constam como autores os seguintes pesquisadores: Affonso Celso Gonçalves Jr., Daniel Schwantes, Élio Conradi Junior, Marcelo Campagnolo, Aline Snak, Vinicius Henrique Dias, Juliano Zimmermann, Felipe Dudczak da Cunha e Gustavo Conradi.

Affonso ressalta que diversos trabalhos desenvolvidos pelo Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesoma-CNPq-Unioeste) já foram apresentados em eventos científicos de diversos países, tais como Alemanha, Itália, França, México, Colômbia, Chile, Espanha, Portugal, Holanda, entre outros.

Os projetos científicos do Gesoma, segundo ele, têm foco em um ambiente sustentável, a partir do qual são reaproveitados resíduos da agroindústria que certamente seriam descartados como lixo. “Transformamos estes materiais em produtos adsorventes ou carvões ativados que podem ser utilizados com grande eficácia na descontaminação de águas e especialmente na remoção de pesticidas e metais. Certamente hoje a poluição hídrica representa um problema de grande magnitude no mundo todo”, pontua.

De acordo com o professor, o desenvolvimento sustentável não pode ser considerado um sistema estático de harmonia, mas, sim, um processo dinâmico de constante transformação no qual a exploração de recursos, a orientação do desenvolvimento tecnológico e a definição de políticas devem ser realizadas de modo consistente com as expectativas de futuro, mas sem perder o foco nas atividades e necessidades presentes.

“O sucesso de todos estes projetos é fruto de um efetivo trabalho em equipe e parcerias científicas, pois sem isso não é possível o desenvolvimento da ciência e tecnologia de forma ética e eficaz. O Gesoma tem apresentado um excelente desenvolvimento científico e tecnológico na área de ciências ambientais em virtude dos projetos aprovados nos últimos anos e das inúmeras parcerias internacionais com diversas universidades internacionais, a exemplo da Alemanha, Portugal, Espanha, Chile e Holanda”, enaltece Affonso.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente