Fale com a gente

Municípios Outras alternativas esgotadas

Hospital de Campanha só será ativado quando todos os leitos estiverem ocupados

Publicado

em

(Foto: Divulgação/Catve)

A dúvida é bem recorrente. Vemos os casos da Covid-19 aumentando todos os dias e a taxa de ocupação de leitos na região também, mas até o momento o Hospital de Campanha de Cascavel não foi ativado.

De acordo com o Secretário de Saúde, Thiago Steffanelo, o Hospital só deve ser aberto quando a Secretarias entender que há necessidade para isso, e quando todas as demais alternativas de leitos estiverem completamente esgotadas.

Dados divulgados pela Secretaria de Saúde aponta que Cascavel têm 10 mortes pela Covid-19. São 653 casos positivos, dos quais 13 estão em UTI e 13 em enfermaria. Com isso os leitos exclusivos para Covid-19 em Cascavel alcançaram a lotação máxima. Os leitos de enfermaria exclusivos estão com lotação de 60%. Quanto ao total de leitos de UTI incluindo a rede pública e privada em Cascavel a lotação atual é de 74%.

O Hospital de Campanha de Cascavel foi viabilizado por doações e montado pelo município em 48 horas, logo que os primeiros casos de coronavírus foram diagnosticados no município. As estruturas têm 59 leitos, três depósitos de remédios, dois almoxarifados, oito salas de apoio três salas de espera e uma de triagem. O hospital também conta com 10 leitos de suporte avançado.

Os Hospitais de Campanha são estruturas usadas pelo exército em situações de calamidade pública, como enchentes, terremotos e catástrofes. Atualmente no Brasil, por conta da pandemia, existem três hospitais de campanha militares. No Rio de Janeiro, um em Recife e um em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Mas o Hospital de Campanha também pode ser civil quando construído pela administração pública como é o caso de Cascavel. Diversas cidades no Brasil também adotaram a iniciativa e algumas tiveram ajuda do exército que iniciou os trabalhos de cooperação com as cidades no fim do mês de março.

 

Com Catve

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente