Fale com a gente

Municípios Conquistas e expectativas

Itaipu, Lindeiros e PTI alinham ações com gestores de educação ambiental, cultura e parceiros de 55 municípios

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Os Gestores Municipais de Educação Ambiental (Gmea) e os Gestores Municipais de Cultura (GMC) dos 55 municípios do Oeste do Paraná participaram, ontem (02), da primeira reunião de alinhamento do ano de 2023, promovida pela Itaipu Binacional, Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

A proposta é de unir as três instituições que têm ações de Educação Ambienta (EA) e Cultura no território em um único movimento, fortalecendo os processos educativos.

Aproximadamente 200 gestores participaram do encontro, que serviu para compartilhar algumas ações que foram desenvolvidas nos convênios, alinhar a sequência das ações e conhecer iniciativas que serão implementadas a partir de 2023.

O gestor do convênio Linha Ecológica pelo Conselho dos Lindeiros, Mauri Schneider, ressalta que a reunião serviu para definir estratégias de ação dos seis meses restantes em que a iniciativa está ativa. “Foram destacados detalhes quanto ao encerramento de oficinas como cisternas, recuperação de nascentes, hortas e grafite e a formação com os gestores municipais, visitas técnicas e atividades comemorativas, como é o caso do Dia da Água”, destaca.

“A reunião integrada fortalece a transversalidade das ações entre Educação e Cultura, mostrando a importância dessa integração desde o planejamento até a execução em cada município. Foram abordados aspectos do planejamento para os municípios e demais organizações parceiras”, ressalta Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional. “Desta forma, o trabalho promove a integração territorial, contribuindo para a segurança hídrica, o desenvolvimento regional e a educação para sustentabilidade”, conclui.

Agenda conjunta

A reunião foi dividida em dois momentos. No período da manhã, todos os gestores participaram de uma agenda de compartilhamento de informações inerentes à educação e cultura nos municípios. No período da tarde temas específicos a cada setor foram abordados com alinhamento de atividades.

Novos gestores e produtos

A reunião também serviu para a apresentação de novos gestores de Educação Ambiental e da Cultura representando os seus municípios e atualização de dados relacionados aos convênios. Novos produtos também serão disponibilizados aos municípios, caso do projeto Ciência na Esfera, um teatro relacionado à Gestão de Resíduos e a Expedição do Conhecimento, esta por meio do Convênio Educação Ambiental Ciência e Sustentabilidade II, parceria com o PTI.

Kits para catadores de materiais recicláveis

Outro ponto forte da reunião foi a entrega de 1.152 kits para os catadores dos 55 municípios compostos por uma calça, uma camiseta e um avental. Os itens servirão para serem utilizados no dia a dia de trabalho dos catadores e é uma ação integrada com a Divisão de Ação Ambiental da Itaipu Binacional.

Na ocasião, também foram entregues, por meio do Convênio Educação Ambiental Ciência e Sustentabilidade II, um exemplar do kit de Guias Pedagógicos da Itaipu Binacional. Nas semanas seguintes serão distribuídos aproximadamente cinco mil kits pela Itaipu Binacional e mais de 60% dos professores da rede municipal receberão os guias por intermédio da Secretaria de Educação.

Conquistas e expectativas

Quem já trabalha na área e integra os grupos gestores destaca o conhecimento. Fabiano Cassimiro já foi gestor de educação ambiental e atualmente está na gestão de cultura em Nova Santa Rosa. Ele diz que há um alinhamento mútuo para o trabalho, o que é muito importante para o diálogo e comunicação.

Ailton Lima, de Cascavel, também ressalta a importância dos convênios como ferramenta para formação em sustentabilidade. “Compartilha conhecimento e ações que dão condições de colocar em prática o que é difundido na teoria”, observa. “Esses convênios devem continuar para dar continuidade às ações que foram iniciadas e são muito importantes para a comunidade”, emenda.

Leandro Crestani, de Toledo, participa pela primeira vez da rede de educação e sustentabilidade e destaca que há uma expectativa positiva. “Nós procuramos criar vínculos para aperfeiçoar ainda mais aquilo que já foi desenvolvido na trajetória do município de Toledo. Vejo como muito gratificante esta primeira experiência”, ressalta.

Diversas ações devem ser desenvolvidas no primeiro semestre de 2023, além da programação para os próximos anos, segundo os gestores de Itaipu, Lindeiros e PTI.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente