Fale com a gente

Municípios Intercâmbio

Jovens da região Oeste vão à Alemanha debater segurança alimentar e agricultura sustentável

Projeto apoiado pelo governo alemão busca fomentar aprendizado entre jovens para produção saudável de alimentos

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Oito jovens de municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná estão em intercâmbio na Alemanha. A viagem começou no dia 17 de setembro e vai até dia 6 de outubro. O grupo é composto por cinco mulheres e três homens jovens dos municípios de Marmeleiro, Francisco Beltrão, Verê, Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon.

A viagem está sendo proporcionada por meio de parceria entre a Fundação Luterana de Diaconia – Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD-CAPA), e a Juventude Rural da Baviera, apoiada pelo governo da Alemanha.

O objetivo principal do convívio e da troca de experiência é promover espaços de reflexão sobre a disponibilidade e o acesso permanente a alimentos nutritivos e saudáveis e a sustentabilidade em processos produtivos.

“Essa é uma oportunidade para refletirmos coletivamente sobre as mudanças climáticas e acesso à comida para todas as pessoas”, disse o coordenador do CAPA em Marechal Rondon (PR).

Programação

O intercâmbio está sendo realizado no Estado da Baviera, região Sudeste da Alemanha. A capital Munique está localizada a cerca de 500 quilômetros de Berlim. A Baviera é uma região reconhecida por promover e apoiar modelos de produção aliados à preservação da biodiversidade, eficiência no uso dos recursos naturais e proteção ao clima.

Visitas a unidades produtivas rurais, reuniões e rodas de conversa com lideranças comunitárias e representantes do Ministério da Agricultura da Alemanha estão na programação. Visitas a lugares históricos e museus também serão promovidas.

De Renascença, Bruna Zimpel, jovem camponesa da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), é uma das intercambistas. Segundo ela, no seu campo de atuação, há muito tempo vem debatendo agroecologia, sustentabilidade e soberania alimentar – temas que estão entre os principais momentos do intercâmbio.

“Minha expectativa é entender melhor como se dá esse debate em um país como a Alemanha e ter mais elementos para continuar o trabalho de fortalecimento da agricultura familiar e camponesa no retorno ao Brasil”, destaca.

Continuidade

Em 2023, será a vez das jovens e dos jovens brasileiros receberem representantes da Juventude Rural da Baviera no Brasil. A ideia é a de que a juventude alemã conheça famílias agricultoras, comunidades indígenas, agroindústrias e outros espaços de produção agrícola e agroecológica em municípios do Oeste e Sudoeste do Paraná.

(Foto: Divulgação)

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente