Fale com a gente

Municípios Alerta

Marechal, Terra Roxa, Toledo, Santa Helena e Tupãssi estão entre os municípios com mais casos de dengue na região

Aumento de casos nas primeiras semanas de 2023 acende alerta para possível surto da doença

Publicado

em

(Foto: Pedro Ribas/AEN)

As chuvas podem reforçar os indícios de que nem toda a população está cuidando dos quintais. Diante dos casos confirmados de dengue na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde fica o alerta que é preciso mais atenção e cuidados para que sejam evitadas as formações de criadouros.

Dados do Boletim Estadual (publicado no dia 10 de janeiro) apontam uma prévia estimativa.

“Os números estão alertando um aumento sim na presença do mosquito, mas um alerta mais significativo está para apenas alguns municípios: Palotina, Marechal Cândido Rondon, São José das Palmeiras, Toledo e Santa Helena”, pontua o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Felipe Hofstaetter Zanini, ao apontar o índice de infestação predial.

Conforme análise de Zanini, a 20ª Regional de Saúde vive um momento de situação confortável quanto à série histórica já registrada. “Para casos prováveis, que é baseado em notificações, extrapolava um pouco o esperado, no entanto, mostrou que sinais clínicos, estão se confundindo com sintomas de outras doença”, explica.

Possível surto

Neste período epidemiológico 22/23 foi registrado um óbito que ocorreu no município de Maripá. O fato aconteceu no fim de outubro/início de novembro e envolveu uma paciente em tratamento de câncer, além de comorbidades. Apesar de ser um caso isolado, ficou evidenciado que o óbito teve relação com o agravamento da dengue.

Até a última quinta-feira (12), a 20ª Regional de Saúde tinha o registro de cinco municípios com mais casos: Marechal Cândido Rondon, Terra Roxa, Toledo, Santa Helena e Tupãssi. “Embora os casos sejam contados desde início de agosto, de forma somatória, tivemos um aumento de 20 casos na região nestas duas primeiras semanas de 2023, o que pode demonstrar um possível surto. Isso nos deixa atenciosos e preocupados”, alerta Zanini ao acrescentar que o total de casos na 20ª Regional de Saúde de Dengue – conforme Boletim Estadual publicado dia 10 de janeiro – é de 78 casos confirmados de dengue.

Ações de combate

No momento, o Estado ainda não tem papel direto nas medidas de combate, apenas o de acompanhar e observar os dados, além de prestar as devidas recomendações às atividades das equipes municipais. Em relação à distribuição de insumos para ações de combate e controle, o chefe da chefe da Divisão de Vigilância em Saúde explica que está dentro da rotina, em conformidade e não há falta de insumos e equipamentos no atual momento.

Realidade dos municípios

No comparativo dos três anos anteriores, Zanini relata que ainda não é possível afirmar reincidência de municípios com mais números da caso, pois o período sazonal está no início e os resultado das ações ainda estão por serem reconhecidos.

“Alguns municípios tem mais dificuldades, por questões geográficas e características populacionais culturais, por exemplo, Guaíra tem um território com bastante locais alagados, além de população indígena e viajantes, no entanto, índices e casos ainda estão baixos; Santa Helena tem características e desafios semelhantes, onde apresenta uma situação de maior alerta”, exemplifica.

Unidade sentinela de monitoramento

Zanini salienta que é importante lembrar que desde 2021 o Estado do Paraná implantou Unidades Sentinelas de Monitoramento Laboratorial de Dengue. Na 20ª Regional de Saúde são quatro: Toledo, Guaíra, Assis Chateaubriand e Santa Helena. “As Unidades auxiliam a entender o trânsito da doença e o tipo de vírus circulante nos territórios, o que também pode demonstrar uma maior incidência inicial de casos, para estes locais, pois casos suspeitos são coletados e enviados para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) a qualquer tempo com o intuito realmente de se rastrear a presença da doença”, declara.

Com Jornal do Oeste

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente