Fale com a gente

Municípios Nova metodologia

Modelo de plantio de “abacaxi na lona” está em estudo como opção no Oeste

Publicado

em

Cerca de 60 mil mudas foram plantadas em Guaíra. Metodologia também já está sendo aplicada em Terra Roxa: resultados são positivos (Foto: Divulgação)

Uma nova metodologia para o cultivo do abacaxi está em estudo na região Oeste do Paraná: canteiros cobertos com lona, onde as mudas são plantadas. A expectativa é aumentar a produtividade, diminuir perdas e melhorar a qualidade. Os detalhes de diferentes experimentos utilizando o plantio em lona devem ser publicados assim que concluídos os estudos.

O projeto existe na região há aproximadamente quatro anos, em uma parceria da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná (Biolabore), Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atual Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), e produtores. Os estudos iniciaram na propriedade de João Eudes de Souza, morador da Linha Água do Bananal, em Guaíra. Porém, mais produtores aderiram ao novo modelo.

Estudo semelhante também é conduzido na estação experimental do Iapar-IDR em Santa Helena.

 

RESULTADOS POSITIVOS

O plantio de abacaxi em lona, já conhecido em outros locais, agora, neste período de quatro anos, também começou a ser desenvolvido em Guaíra, de forma experimental. Os resultados positivos são visíveis, aponta a engenheira agrônoma da Biolabore, Wuldicleia Jacomo, e atraíram mais gente.

 

MAIS PRODUTORES

Atualmente, dez produtores aderiram ao novo modelo de cultivo, já em escala comercial. Em 2020 aproximadamente 60 mil mudas foram plantadas em Guaíra. A metodologia também já está sendo aplicada em Terra Roxa. Nos dois municípios o projeto tem apoio das administrações municipais.

O trabalho, por intermédio da Biolabore, faz parte do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável, da Itaipu Binacional.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente