Fale com a gente

Municípios De olho nos mosquitos

Município e Estado realizam pesquisa que pode prevenir transmissão de doenças em Santa Helena e região

Objetivo é identificar se há mosquitos do gênero Anopheles, que são os vetores de transmissão da malária

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Departamento de Vigilância em Saúde de Santa Helena e o Núcleo de Entomologia da Secretaria Estadual de Saúde realizaram, na última semana, uma série de estudos e trabalhos de campo com o objetivo de identificar se há mosquitos do gênero Anopheles na região, que são os vetores de transmissão da malária.

“É um trabalho de fundamental importância, que começou nas aldeias indígenas, visto que os índios transitam por diversas localidades. Com a pesquisa vamos identificar quais vetores temos no município e podemos até prevenir epidemias e outros problemas de saúde” destaca Ana Miriam, agente de endemias.

A captura dos mosquitos é feita à noite, em horários e dias diferentes, para ter maior variedade. Após a coleta, os mosquitos são encaminhados ao laboratórios onde são realizados exames e testes. “Essa pesquisa não termina agora. Entre 30 e 60 dias devemos realizar novamente, por ser um trabalho constante de prevenção e monitoramento”, destaca Ana Miriam.

Segundo informações da Fiocruz, os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese e dor de cabeça (que podem ocorrer de forma cíclica). Há pessoas que, antes de apresentarem tais manifestações, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Caso apresente qualquer um destes sintomas, o cidadão deverá procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente