Fale com a gente

Municípios Entrevista ao O Presente

“Pretendo exercer meu mandato em sua integralidade”, diz presidente da Câmara de Santa Helena

Publicado

em

Presidente da Câmara de Vereadores de Santa Helena, Fabricia Bedendo (DEM): “Vamos manter a harmonia e o diálogo constante entre os grupos e diferentes partidos que compõem a Câmara” (Foto: Divulgação)

Fabricia Bedendo (DEM) assumiu a presidência da Câmara de Vereadores de Santa Helena, em 1º de janeiro, em uma condição única registrada entre os municípios da microrregião: a escolha da mesa diretiva do biênio 2021/2022 ocorreu por meio de disputa.

Candidata ao Poder Legislativo mais votada na eleição de 2020 e em seu primeiro mandato, a parlamentar disse ao Jornal O Presente que este fato é normal em uma democracia e que o importante é que as ideologias e disputas políticas fiquem em segundo plano no decorrer da legislatura.

A democrata enalteceu que tem como foco a transparência em sua gestão no comando da Casa de Leis e falou que o fato do grupo de situação ter maioria facilita os encaminhamentos dos projetos, mas o debate deve ocorrer sempre. Confira.

 

O Presente (OP): Há um mês como presidente da Câmara de Vereadores, como a senhora tem avaliado essa nova experiência no meio político?

Fabricia Bedendo (FB): Tem sido muito positiva e um grande aprendizado. Como sou servidora pública de Santa Helena e também já estive como secretária de Assistência Social, tive contato com os vereadores e o Poder Legislativo. Mas atuar diretamente aqui e como presidente tem sido muito satisfatório. Temos um excelente grupo de vereadores e acredito que podemos construir bons projetos e trabalhar pelo desenvolvimento de nosso município.

 

OP: Na região, Santa Helena foi o único município em que houve disputa para escolha da mesa diretiva. Essa divisão que aconteceu na eleição permanece na Casa de Leis?

FB: Todo esse processo de escolha faz parte da política e penso que fortalece a democracia e a pluralidade de ideias, o que é essencial para o setor público. Tenho certeza que todos nós, como vereadores e representantes do povo, teremos o discernimento necessário para discutir e propor projetos pensando sempre no bem-estar da população e crescimento do município, deixando as ideologias e disputas políticas em segundo plano.

 

OP: Qual é o foco da sua gestão como presidente?

FB: A transparência é essencial para qualquer órgão público. Vou trabalhar sempre com foco na melhoria dos processos de gestão, facilitando o acesso da população à informação e utilizando as ferramentas que a tecnologia nos permite atualmente. Também vamos manter a harmonia e o diálogo constante entre os grupos e diferentes partidos que compõem a Câmara.

 

OP: Existe algum projeto ou iniciativa que pretende implantar neste período em que comandará o Poder Legislativo?

FB: Um dos meus objetivos é aumentar a participação popular e reduzir a distância entre o cidadão e o setor público. Além de levar as sessões para os distritos e bairros de Santa Helena, quero retomar o Projeto Câmara Jovem, que no passado foi uma iniciativa muito importante para fomentar a participação da juventude no Poder Público. Também vamos garantir cursos e qualificações constantes para vereadores, assessores e servidores efetivos.

 

OP: O meio político é, de forma geral, considerado machista e que não abre muito espaço para as mulheres. Em Santa Helena a senhora sente que é diferente?

FB: Ainda existem muitas desigualdades e obstáculos que enfrentamos, contudo, vejo que as mulheres estão conseguindo uma representatividade cada vez maior. Na Câmara, dos nove eleitos, temos quatro mulheres. Na gestão municipal também são cinco secretárias mulheres. E essa é uma mudança que vem acontecendo no Brasil inteiro. Acredito que estamos conseguindo vencer essas barreiras e preconceitos, mostrando a importância do respeito e valorização do trabalho de cada um.

 

OP: A senhora já foi secretária de Assistência Social e é funcionária de carreira do município. Pretende exercer o mandato de vereadora em sua integralidade ou avalia a possibilidade de ocupar um cargo no Executivo?

FB: Pretendo exercer meu mandato em sua integralidade, respeitando e valorizando cada um dos votos e apoio que recebi nesta caminhada.

  

OP: A Câmara de Vereadores passou por uma reformulação na sua composição após a eleição, e alguns nomes tradicionais da política local saíram de cena. Como a senhora analisa essa “nova” Casa de Leis? Deve ser uma legislatura muito atuante?

FB: Tenho um grande respeito por todos os vereadores da legislatura anterior e também pelos candidatos do último pleito. A renovação foi um anseio de nossa população e tenho certeza que vamos conseguir atuar em conjunto, promovendo projetos, debates e discussões, sempre com o foco no crescimento e desenvolvimento de Santa Helena.

  

OP: Em relação ao Poder Executivo, há projetos já discutidos com o prefeito Evandro Grade (Zado) (PSD) que tendem a causar mais debate na Câmara?

FB: Temos diversos projetos que já estão em fase inicial e que as discussões devem se intensificar nos próximos dias. As sessões também voltam nesta segunda-feira (ontem, 1º) e já temos um projeto de lei e indicações em pauta.

 

OP: O grupo de situação conquistou maioria na Câmara. Diante disso, a senhora considera que o governo municipal terá tranquilidade na aprovação de projetos?

FB: Claro que ter um grupo em sintonia com o Poder Executivo facilita os encaminhamentos, mas acredito que o debate deve acontecer sempre. Todas as sugestões e ideias devem ser discutidas, independente de ser de um grupo de oposição ou situação.

 

OP: Como presidente do Legislativo, o que a senhora considera como prioritário a ser implantado ou executado em Santa Helena?

FB: Uma de minhas principais bandeiras é garantir uma moradia digna e de qualidade a todos que precisam. E vou continuar trabalhando nisso durante meu mandato. Também vamos desenvolver projetos relativos à violência contra a mulher e fortalecer as políticas de amparo a crianças e idosos em situação de vulnerabilidade social. Vou ainda buscar recursos e novos projetos para a geração de emprego e renda, trabalhando em conjunto com o Executivo, Acisa (Associação Comercial), entidades e empresários.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente