Fale com a gente

Municípios Setor de Endemias

Primeio LIRAa do ano aponta Risco Médio para dengue em Toledo

Publicado

em

(Fotos: Fabio Ulsenheimer)

A equipe do Setor de Endemias do Município realizou esta semana o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) do ano. Foram vistoriados 2036 imóveis entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2020. Toledo foi classificado pelo Ministério da Saúde com Risco Médio após apresentar um Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,7%. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja menor que 1%.

Em relação ao mesmo período no ano passado, o índice teve uma certa melhora. Em janeiro de 2019, o LIRAa apontou uma infestação de 3,8%. Apesar do levantamento apontar um risco moderado, em algumas regiões o índice é alarmante e chega a 20% de infestação.

“Nós sentimos uma certa melhora, principalmente no número de pneus com larvas, porém com tanta informação e divulgação sobre o assunto ainda é um número preocupante. Lixo no fundo do quintal, baldes com água, potes, sacolas, brinquedos, todos de fácil remoção. Não teríamos a necessidade de estar com um índice desses”, apontou o Coordenador do Setor de Endemias, Selídio Schmitt.

Os agentes de endemias realizaram nesta quarta-feira (08) alguns bloqueios, fazendo busca ativa num raio de 300 metros de onde surgiu algum caso suspeito. Nesta quinta-feira (09) as equipes serão direcionadas para as áreas onde os índices apresentaram maior número de infestação: o Centro de Eventos (20%), Santa Clara I (12,2%), Vila Becker (12,5%), Tocantins (9,70%), São Francisco (8,1%) e Europa I (6,6%).

O mosquito transmissor da dengue não respeita as barreiras geográficas, então não basta só o nosso quintal estar limpo, o vizinho também precisa cuidar do espaço dele.

“A nossa preocupação é que esse ano todos os municípios correm sério risco de epidemia. Com o início das aulas, recebemos muitos alunos de outras regiões, aumentando o risco de trazer um caso para Toledo”, acrescenta Selídio.

 

NOTIFICAÇÕES

No calendário epidemiológico (de agosto de 2019 a agosto de 2020) temos 37 pessoas notificadas como suspeitas, 32 foram descartados, 3 casos confirmados como importados e 2 aguardam resultados.

 

PRECAUÇÕES

A Secretaria de Saúde orienta que sejam reforçados os cuidados com recipientes de água parada. Que as pessoas aproveitem esse período para realizar a limpeza de caixas d’água, calhas, bebedouros de animais. Realizar o tratamento adequado de piscinas. Manter os quintais limpos e evitar utensílios que possam acumular água.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente