Fale com a gente

Municípios Capacitação

Qualifica Santa Helena abre 20 vagas para curso de corte e costura; inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira

Publicado

em

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba: "Estão disponíveis 20 vagas gratuitas" (Foto: Divulgação)

O Programa Qualifica Santa Helena está disponibilizando 20 vagas para o curso de corte e costura noturno, que acontecerá na sala de costura industrial de Santa Helena, localizada em frente à Praça da Criança.

As inscrições deverão ser feitas na próxima semana, de segunda (07) a sexta-feira (11), na Agência do Trabalhador.

A capacitação será ofertada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com carga horária total de 160 horas, no período noturno, e de quatro horas diárias, das 19 às 23 horas, de segunda a quinta-feira. O início está previsto para o próximo dia 15 e o término para 26 de abril.

Para participar da seleção o candidato deve realizar a inscrição no curso na Agência do Trabalhador, ter idade mínima de 14 anos na data da inscrição, comprovar no mínimo Ensino Fundamental incompleto e residir no município.

Para interessados menores de 18 anos a presença do responsável no momento da inscrição é obrigatória. Deve ser apresentada a seguinte documentação: cópias do RG, CPF e comprovante de endereço.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Aquiles Marcelo Alba, estão disponíveis 20 vagas gratuitas para o curso e em havendo número de inscritos superior ao limite de vagas, estes permanecerão na lista de espera, que será acionada no caso de desistências, observado o critério de faltas admitidas para aprovação no curso. “É mais uma oportunidade que a administração municipal está ofertando para quem deseja se capacitar e aprender uma profissão, que pode facilitar o ingresso no mercado de trabalho. Em Santa Helena sempre existem vagas neste ramo nas diversas empresas de confecção que estão instaladas na cidade e distritos” ressalta.

Alba lembra que no ato da inscrição o interessado assinará um termo de compromisso, no qual constará cláusula que, no caso de desistência do curso, se compromete a recolher, via Documento de Arrecadação Municipal (DAM), o correspondente a 50% do valor de sua vaga, calculada com base no custo total dividido pelo máximo de alunos que comporta a turma e fixado em edital, a título de multa. “Essa é uma informação de extrema importância, para que os interessados que se inscrevam tenham ciência da seriedade do programa e que mesmo sendo gratuito para o aluno, há um custo para o Poder Público, que deve tratar com seriedade e respeito os recursos financeiros”, destaca o secretário.

Ele reforça que os interessados em se candidatar à vaga devem primeiramente analisar se terão condições de cumprir com o cronograma de aulas a fim de evitar a aplicação da multa prevista.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente