Fale com a gente

Municípios Inclusão digital

Unioeste empresta celular e notebooks para acadêmicos

Publicado

em

Diretor do campus de Marechal Rondon, Davi Félix Schreiner: “Os notebooks estão à disposição dos alunos que não têm meios para acompanhar as aulas remotas” (Foto: Arquivo/OP)

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está desenvolvendo ações de inclusão digital aos acadêmicos sem condições de comprarem um computador ou celular para acompanharem o ensino remoto (a distância). Até o momento, a instituição obteve repasse de R$ 75 mil para aquisição de notebooks e outros R$ 135 mil para compra de chips e pacotes de dados de internet móvel para celulares, recursos viabilizados pela Assembleia Legislativa.

O investimento na Unioeste garantiu a compra de 15 notebooks, distribuídos de modo equitativo para os campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Francisco Beltrão. Já para os chips e celulares, um edital foi aberto para os alunos em situação de vulnerabilidade social, ocorrendo a distribuição a partir da demanda existente. Os aparelhos smartphones foram doados pelas Receitas Federal de Cascavel e emprestados aos alunos. Até o momento, cerca de 60 estudantes dos cinco campi foram contemplados.

 

PASSO ESSENCIAL

O pró-reitor de Administração da Unioeste, professor Geysler Bertolini, considera a ação passo essencial em vista do momento crítico vivido pelas instituições de ensino, que necessitam se reinventar para atender necessidades curriculares dos alunos e não paralisar totalmente suas atividades.

No momento, mais de 9,2 mil alunos, de 33 cursos, em cinco campi, estudam de forma remota.

 

(Foto: Divulgação)

 

CAMPI

Os diretores dos campi dizem que cada campus usará os equipamentos de forma a atender as necessidades locais.

O diretor do campus de Marechal Rondon, Davi Félix Schreiner, comenta que os notebooks estão à disposição dos alunos que não têm meios para acompanhar as aulas remotas.

Já no campus de Toledo, o diretor Remi Schorn menciona que os alunos podem ter acesso aos equipamentos por meio de empréstimo.

No campus de Foz do Iguaçu, estão disponíveis para os centros acadêmicos dos cursos, conforme informa o diretor, Fernando José Martins.

Em Cascavel, segundo o diretor do campus, Aníbal Mantovani Diniz, os computadores, inicialmente, serão utilizados na demanda interna para a realização do trabalho remoto de docentes e agentes.

Já em Francisco Beltrão, o diretor do campus, Adilson Carlos da Rocha, comenta que os computadores serão disponibilizados aos técnicos de área de informática para atender exclusivamente os alunos em ensino remoto, ou seja, um trabalho de suporte. “Os alunos terão esse auxílio na plataforma Teams, o meio adotado para o estudo a distância”, expõe.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente