Fale com a gente

Municípios Ferramentas tecnológicas

Unioeste lança Drone de Pulverização no Show Rural

Publicado

em

(Foto: Patrícia Bosso)

Drone de pulverização agrícola, este é a nova ferramenta que a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) lançou esta semana no Show Rural, em Cascavel. Até sexta-feira (07) o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Instituição, em parceria com a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec), além do drone também está disponibilizado aos visitantes diversas ferramentas tecnológicas.

De acordo com o assessor de Difusão Tecnológica do NIT, Thomas Ramos, durante todo o evento estão sendo apresentados os projetos da Unioeste relacionados a inovação tecnológica, sendo o principal atrativo um simulador de drone, ou seja, um aparelho que simula um voo por áreas rurais de um drone de pulverização agrícola. “Nesse simulador os visitantes podem interagir e conhecer melhor a tecnologia.

O drone de pulverização é montado por uma empresa brasileira e a Unioeste está desenvolvendo uma tecnologia de sensores de precisão para aplicação na agricultura. O aparelho é autônomo e tem sensores que estão sendo totalmente desenvolvidos na Unioeste”, comenta.

Thomas explica que o sensor está em desenvolvimento e tem dois objetivos principais, o primeiro é de corrigir aplicação dos produtos na lavoura, (inseticidas fertilizantes foliares e fungicidas) conforme o relevo através de um voo autônomo o que diminui o risco de contaminação humana e o segundo desafio, é de que o produtor use essa ferramenta de forma eficaz e que atenda suas necessidades, principalmente, dos pequenos e médios agricultores. Outra vantagem do drone, afirma o pesquisador, é que promove uma redução na perca da lavou por amassamento de 2 a 4%.

“A Unioeste tem como desafio melhorar a precisão do drone em áreas de alta declividade para uma precisão de aplicação”, frisou ele enfatizando que o trabalho de desenvolvimento dos sensores está sendo feito por docentes e alunos da Engenharia Agrícola da Unioeste tanto do Campus de Cascavel como de Foz do Iguaçu e com apoio de uma equipe de Tecnologia da Informação.

Na opinião do assessor para Unioeste a parceira com a empresa de montagem do drone agrícola é bastante vantajosa além de promover um estudo mais aplicado a Instituição também terá como benefício gerar novos produtos, sendo que esse novo sensor vai ser plausível de proteção intelectual e, isso, futuramente trará royalties e recursos para a Unioeste. “Vamos investir também no uso da inteligência artificial no agronegócio essa é a tendência, queremos facilitar a vida do produtor”.

Thomas lembra ainda que o drone de pulverização agrícola que está exposto no Show Rural é o primeiro do Oeste do Paraná e o terceiro do Estado e que deverá estar disponível, com os sensores, para o mercado nos próximos doze meses.

 

ELETROPOSTO

No estande da Unioeste também está montado um eletroposto, desenvolvido por alunos de Engenharia na Agricultura, que é de carga semi rápida diferente do que se encontra hoje no mercado convencional. “Esse eletroposto pode carregar os drones que serão demonstrados numa arena montada no Show Rural.

 

Com assessoria

 

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente