Variedades

5 cervejas para você aproveitar no inverno

Estação do ano exige bebidas mais fortes e encorpadas

Sabia que no inverno você também pode ter uma boa experiência com o consumo de cerveja? A bebida possui inúmeros estilos que diferem na forma de fabricação, consumo, teor alcoólico, entre outros fatores, e farão você repensar o senso comum de que cerveja só combina com verão.            

Não existe regra, mas, em geral, as cervejas que mais combinam com o inverno são aquelas mais encorpadas, com maior teor alcoólico e mais aromáticas. Tais características dão uma sensação de aconchego, aquecimento e conforto.      

A temperatura também é muito importante. Por causa dessa estação do ano e pelo tipo da cerveja, devem ser consumidas em temperaturas mais altas, acima de 6°. Mas não se preocupe: a temperatura ideal normalmente está presente no rótulo. A combinação perfeita para esse tipo de bebida são pratos quentes e mais gordurosos. Feijoada, fondue de queijo ou de carne, carnes vermelhas e sobremesas à base de chocolate são ótimas opções de harmonização. Confira, abaixo, algumas cervejas com essas características:

 

1 - Baden Baden Celebration

 Essa cerveja é relançada todos os anos em edição limitada pela Cervejaria Baden Baden, uma das mais importantes do país. Ela tem um corpo intenso, cor castanho escuro e aroma de maltes torrados que remetem a chocolate e café. A temperatura sugerida para degustação é entre 6 e 8°C, e o teor alcoólico é de 8,2%.

 

2 - Bodebrown Wee Heavy

 A Bodebrown é uma cervejaria de Curitiba que foi buscar inspiração na tradição dos monges beneditinos da Escócia para produzir a Wee Heavy. Encorpada, essa Strong Scotch Ale possui um teor alcoólico de 8% e amargor médio/baixo. Apresenta aromas de toffee e doce de leite, baunilha, chocolate e caramelo. A temperatura ideal de degustação é entre 6 e 10°C

 

3 - Tupiniquim Dubbel

 Essa cerveja porto-alegrense já foi medalhista em concursos nacionais e internacionais. Como uma típica cerveja do estilo belga Dubbel, é bastante alcoólica e encorpada. Tem baixo amargor e sabores que remetem a chocolate e frutas secas. Se você quer se esquentar no inverno, essa é uma ótima pedida. O teor alcoólico dela é de 7% e a temperatura ideal para degustação fica entre 8 e 12°C.

 

4 - Ayinger Celebrator

Essa é uma respeitável cerveja alemã. Fabricada na cidade de Aying, é representante do estilo Doppelbock. Ela é forte, equilibrada e possui um sabor marcante e aveludado. Com coloração marrom escuro, apresenta baixo amargor e sabor levemente adocicado, além de aromas maltados. Tem teor alcoólico de 6,7% e a temperatura ideal para consumo é de 8 a 10°C.

 

5 - Chimay Blue

A Chimay Blue é uma elegante cerveja belga do estilo Strong Dark Ale. Tem sabores complexos e adocicados e apresenta uma espuma cremosa e de boa formação. Sofisticada, apresenta notas de frutas secas, frutas vermelhas, caramelo, chocolate e especiarias. O teor alcoólico é de 9% e a temperatura de degustação ideal é de 10°C.