Fale com a gente

Paraná

Adapar flagra agrotóxico irregular em propriedades rurais

Publicado

em

Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) faz rotineiramente operações de fiscalização nas propriedades rurais. Contudo, as 2.801 embalagens cheias de produtos encontradas às margens de um rio em Toledo, no último domingo (08), acenderam o alerta. A questão desencadeou uma nova operação de fiscalização em propriedades, principalmente nas imediações do Rio Barro Preto, onde aconteceu o crime ambiental, e do Arroio Guaçu.

 

No primeiro dia de fiscalização, das 11 propriedades visitadas, em duas os agentes da Adapar se depararam com situações problemáticas. Conforme o supervisor regional do órgão estadual em Toledo, Antonio Carlos Dezaneti, nas duas propriedades foram encontrados produtos de origem estrangeira sem registro no Brasil.

Apesar de ambos os casos não terem conotação com o que foi encontrado no Rio Barro Preto, também configuram ilícito, sendo que os responsáveis vão responder processo administrativo na Adapar e também foram encaminhados para a Polícia Federal, onde podem ser enquadrados por crime de sonegação fiscal, contrabando ou descaminho.

CASOS

Em uma das propriedades, havia 60 quilos de um produto com embalagens ainda fechadas. Na outra havia 21 embalagens já utilizadas. Conforme Dezaneti, são princípios ativos geralmente utilizados para tratamento de sementes, sendo que há similares com registro no Brasil. Ele avalia que os 60 quilos do produto contrabandeado poderiam ser usados em 20 mil quilos de semente de milho, para posteriormente ser plantadas em 1.350 hectares; ou ainda 30 mil quilos de semente de soja, o bastante para semear 750 hectares de terra.

Copyright © 2017 O Presente