Fale com a gente

Paraná Iguassu IT e Sebrae

Como a pandemia pode influenciar o setor de TI da região Oeste do Paraná?

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Haverá mudanças permanentes, ou tudo voltará ao normal após a pandemia? O que mudará a partir de agora nos negócios? Como pandemia está influenciando empresas que atendem outras empresas, por exemplo? Diversas são as preocupações neste sentido e que são encaradas em conjunto por entidades do Oeste do Paraná.

Com esta constatação, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), e o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveram a live ‘Estratégias para o Futuro do Setor de TIC no Oeste do Paraná’.
Oportunidades e desafios para as empresas do setor em face da nova realidade foram os principais assuntos e que deram andamento às discussões.

 

TEMÁTICAS

Divididos por temas, sob coordenação do consultor do Sebrae, Osvaldo Brotto, diferentes questões foram destacadas. O presidente da Iguassu-IT, Marcio Pinheiro, abordou o tema ‘Quais os riscos que as empresas de software enfrentam?’. Emerson Cechin, do Sebrae Curitiba, destacou ‘Que oportunidades se vislumbram para o segmento que não estamos observando?’. O empresário Vanderlei Kichel falou sobre ‘A importância de manter o foco de atuação’. E, Siro Canabarro abordou a temática ‘Você seria cliente da sua empresa?’.

Posteriormente às explanações gerais, salas de discussão foram formadas para apontar pontos de destaque, estratégias e soluções.

Presidente da Iguassu-IT, Marcio Pinheiro (Foto: Divulgação)

 

RISCOS

Em sua abordagem, o presidente da Iguassu-IT, Marcio Pinheiro, observou que, em sua maioria, os empreendimentos da região Oeste do Paraná são micro e pequenas empresas e, isso pode ser um risco diante do cenário atual globalizado.

Três questões de risco foram abordadas: risco de RH, risco de produção e risco de tecnologia.

 

EVOLUÇÃO

Emerson Cechin, do Sebrae Curitiba, lembrou que está se passando do processo de digital business para a era dos algoritmos. “ Há a necessidade de entrega de valor e agilização dos negócios”, observa.

 

ESPECIALIZAÇÃO

Para o empresário Vanderlei Kichel, os empreendedores devem conhecer seus clientes e seus problemas para oferecer soluções. “Conhecer os problemas do cliente lhe dão vantagem competitiva”, frisa.

Empresário Vanderlei Kichel (Foto: Divulgação)

 

CLIENTE DE SI MESMO

Siro Canabarro chama a atenção para uma reflexão central com o questionamento ‘você seria cliente da sua empresa?’. E, complementa, “você está mudando a vida do seu cliente? Se a resposta for “não”, alguma coisa precisa ser feita. Muitas das coisas pelas quais você é apaixonado, talvez não são interessantes para o cliente”, ressalta.

Siro Canabarro: “Você seria cliente da sua empresa?” (Foto: Divulgação)

 

NOVAS ABORDAGENS

A partir do encontro dos empresários, outras reflexões e agendas futuras foram propostas para a análise e continuidade do trabalho que visa a manutenção dos empreendimentos da região Oeste do Paraná.

 

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente