Fale com a gente

Paraná Economia rural

Deral prevê colheita de 24,3 milhões de toneladas de grãos na safra de verão de 2020/2021 no Paraná

Publicado

em

(Foto: Sandro Mesquita/OP)

O Paraná deve colher 24,3 milhões de toneladas de grãos na safra de verão de 2020/2021, de acordo com o relatório mensal do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

O volume, se confirmado ao final da safra, representaria uma queda de 2% na colheita em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a produção de grãos no estado bateu recorde.

A queda acontece apesar do aumento de 1% na área plantada. No verão de 2019/2020, a produção de grãos ocupou 6 milhões de hectares. Neste ano, a previsão é que a área seja de 6,09 milhões de hectares.

ESTIAGEM

Apesar de várias regiões do estado terem atrasado o plantio de algumas culturas por causa da estiagem que atinge o Paraná, o relatório mensal mostra que os produtores praticamente terminaram o plantio da produção no final de novembro.

No começo de outubro, apenas 8% da área prevista tinha sido de fato plantada, quando na média história para aquele período do ano era um patamar entre 22% e 38%.

Mas de acordo com o boletim divulgado na sexta-feira (27), agora 97% de toda a área prevista para a produção já está plantada. O patamar é o mesmo dos anos anteriores, quando a média era de 98% das áreas ocupadas neste momento do ano.

Segundo o chefe do Deral, Salatiel Turra, ainda não é possível medir se o atraso no plantio vai afetar a safra.

“Ainda não é possível identificar os efeitos do atraso no plantio de algumas culturas devido ao clima seco, mas tanto a semeadura do milho quando a da soja estão praticamente encerradas”, afirmou.

 

Com G1

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente