Fale com a gente

Paraná Curiosidade científica

DT esclarece “agito” do vertedouro versus “calmaria” das águas pós-unidades geradoras

Publicado

em

Foto: Alexandre Marchetti

Se as águas do vertedouro agitam tanto o Rio Paraná, porque o mesmo não ocorre com as águas que saem das unidades geradoras? Esta é uma curiosidade que os interessados em ciência costumavam perguntar ao atual diretor técnico executivo da Itaipu, Celso Torino, durante seus mais de 30 anos de trabalho na binacional. Foi dele a sugestão da pergunta para a enquete do JIE e também a autoria da resposta abaixo, que está diretamente relacionada à dissipação da energia em cada um dos processos. Confira!

O efeito no Rio Paraná das águas que escoam pelo vertedouro é muito maior do que as que saem das unidades geradoras… Saiba o porquê abaixo. Foto: Alexandre Marchetti

 

POR QUE O VERTEDOURO PROMOVE MUITO MAIS ALVOROÇO NO RIO DO QUE AS ÁGUAS QUE SAEM DAS UNIDADES GERADORAS?

O vertedouro serve para eliminar o excesso de água que não é utilizado para produzir energia, principalmente, em situações de cheia do rio. Os trampolins, localizados na saída do vertedouro, são estruturas para dissipação de uma grande quantidade de energia, sem causar dano às estruturas. O vertedouro faz mais alvoroço porque vemos essa dissipação da energia, enquanto a água que sai das unidades geradoras já passou por um processo que transforma a energia potencial gravitacional em energia elétrica. Por isso, não se vê grandes turbulências nestas águas.

 

Com Itaipu 

Copyright © 2017 O Presente