Fale com a gente

Paraná Contra Covid-19

Governador e secretário de Saúde se reúnem com Fiocruz para falar sobre vacinação no Paraná

Publicado

em

(Foto: Governo de São Paulo/Divulgação)

O governador Ratinho Junior (PDS) se reúne com a diretoria da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) na tarde desta quinta-feira, 7, para tratar dos detalhes para o envio da vacina contra a Covid-19 ao Paraná. O encontro será na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e o terá a participação do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto. As informações foram obtidas pelo Bem Paraná.

Em nota emitida pela equipe do governo, informa que o assunto da agenda é a vacina contra a Covid-19. A Fiocruz mantém parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para produzir o imunizante no Brasil.

O processo de fabricação ainda precisa da autorização da Anvisa, mas a expectativa é de que a vacina britânica seja uma das primeiras que serão liberadas para uso. O interesse do Paraná é conhecer o processo industrial, a logística de distribuição e o provável cronograma que será cumprido para que as primeiras doses cheguem ao Estado.

Na quarta-feira, 6, o secretário disse que a vacinação contra a Covid-19 começa no Paraná até a última semana de janeiro. Sobre a procedência da vacina que será usada no Estado, o secretário disse que irá recorrer às vacinas que estiverem no Plano Nacional de Imunizações (PNI) do governo federal. “O Ministério da Saúde vai nos trazer as vacinas. Pode ser da CoronaVac, pode ser da Pfizer, da Moderna, da Sputnik V. Nós estamos preparados para vacinar. Qual vai ser a marca? Não vamos verificar isso. Tem que ter o selo de qualidade da Anvisa”, disse Beto Preto.

As primeiras doses serão aplicadas nos cerca de 90 mil profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento a pacientes com coronavírus. No total, segundo Preto, o estado tem 272 mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a doença e que devem receber as doses do imunizante.

O secretário afirmou ainda que o trabalho de vacinação no Paraná já está todo definido, com a distribuição das doses, assim que chegarem ao Estado, nas 1.080 salas de vacinação distribuídas pelo Paraná equipadas com refrigeradores necessários para conservar e transportar as doses.

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente