Fale com a gente

Paraná

Governo apresenta nova proposta e APP já diz que será difícil categoria aceitar

Publicado

em

Joka Madruga/APP-Sindicato

Com proposta, greve não deve acabar, segundo sindicato

Uma nova proposta de reajuste aos servidores públicos do Paraná foi formalizada após reunião entre o governador Beto Richa (PSDB) e o secretariado hoje (27). Segundo o projeto, a ideia é conceder 3,45% de reposição ainda neste ano, parcelado em três vezes nos meses de setembro, outubro e novembro.

Em uma nova data-base, em janeiro do ano que vem, o reajuste da inflação de todo o ano de 2015 seria assegurada pelo índice aproximado de 8,5%. Em entrevista, a secretária de Finanças da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, informou que, com esses números, é muito difícil entrar em um acordo que possa acabar com a greve.

Amanhã nós vamos realizar uma profunda avaliação sobre cada item durante a reunião do Comando de Greve. A princípio, no entanto, posso afirmar que é improvável que a categoria aceite essa proposta, que estabelece um reajuste menor que a inflação e parcelado só no final do ano, disse ela.

De acordo com os cálculos realizados pela APP, com o novo projeto, os servidores devem perder cerca de 50% dos salários em um período de nove meses. Os professores continuam firmes para mostrar que o governo tem condições sim de aumentar o reajuste, concluiu.

Anteriormente, o governador propôs um reajuste salarial de 5% em duas parcelas, mas o projeto não chegou a ser enviado para votação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Desgastados após a votação da ParanáPrevidência, os próprios deputados da base do governo adiantaram que derrubariam a proposta no plenário. Sem acordo entre as partes, a greve dos servidores deve continuar e não tem prazo para terminar.

Declaração de Richa

Durante a reunião com o secretariado, Richa agradeceu a participação da base do governo na Alep na discussão sobre a reposição salarial do funcionalismo público.  De acordo com a administração estadual, o legislativo vai repassar R$ 87 milhões para o estado para reduzir o impacto do aumento nas despesas com a folha.

Esperamos que todos compreendam o esforço que estamos fazendo. O índice que propomos é o maior do país e só é possível porque a solução foi construída em conjunto, afirmou o governador.

Copyright © 2017 O Presente