Fale com a gente

Paraná

Governo e servidores da saúde discutem propostas para o setor

Publicado

em

Venilton Küchler

Reunião na Secretaria da Saúde em Curitiba

Representantes do Governo do Estado e do SindSaúde se reuniram nesta quarta-feira (11), em Curitiba, para dialogar sobre novas reivindicações da categoria para 2015. A pauta apresentada inclui uma série de propostas que, inclusive, já estão previstas em projetos que serão desenvolvidos pelo Governo do Estado ao longo do ano.

De acordo com o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz, todos os 13 pontos de pauta serão analisados pelo corpo técnico e jurídico do órgão. Algumas são reivindicações novas que tomamos conhecimento apenas nesta reunião. Por isso, nos comprometemos a avaliar todas as propostas e dar os encaminhamentos necessários para avançar na política de valorização do funcionalismo, disse.

Durante a reunião, a direção do sindicato informou que seus filiados entrarão em greve a partir desta quinta-feira (12). Contudo, a secretaria já contranotificou oficialmente o sindicato, baseado na lei federal 7783/1989, que determina que os serviços essenciais, como saúde e segurança, não admitem paralisação.

Diante disso, as manifestações não podem afetar o atendimento de saúde da população paranaense. Se a greve for deflagrada, o sindicato deverá garantir 100% dos serviços de saúde atendendo normalmente, afirmou o assessor jurídico da secretaria da Saúde, Carlos Alexandre Lorga.

Também é expressamente proibido qualquer ato por parte dos manifestantes que impeça ou limite o acesso da população às unidades hospitalares do Estado ou unidades de tratamento de saúde.

A reunião também contou com a participação de representantes da Paraná Previdência e da Secretaria Estadual da Administração e Previdência. O objetivo foi esclarecer dúvidas dos sindicalistas sobre o cronograma de pagamentos de benefícios dos servidores.

Ao fim do encontro, o diretor-geral da secretaria da Saúde reforçou que o Governo do Estado está aberto a dialogar com os representantes dos servidores da saúde, da mesma forma que ocorreu nos últimos quatro anos. Um dos resultados deste diálogo foi a implantação do quadro próprio dos servidores da saúde, uma reivindicação antiga da categoria.

Copyright © 2017 O Presente