Fale com a gente

Paraná Oportunidade

Inscrições para concurso da Polícia Militar com 2,4 mil vagas se encerram hoje

Publicado

em

(Foto: Arquivo/ OP)

Terminam hoje (04) o prazo para inscrição no concurso público da Polícia Militar do Paraná, com 2.400 vagas para os cargos de policial militar e bombeiro. As inscrições devem ser feitas até as 17 horas, pela internet.

O edital oferece 2 mil vagas para soldado policial militar e 400 vagas para soldado bombeiro militar. A remuneração inicial é de R$ 4,2 mil, após conclusão do curso de formação de praças.

As vagas estão distribuídas por Comando Regional, nas seguintes cidades:

POLICIAL MILITAR

– Curitiba: 890 vagas

– Londrina: 270 vagas

– Maringá: 290 vagas

– Ponta Grossa: 305 vagas

– Cascavel: 245 vagas

BOMBEIRO MILITAR

– Curitiba: 100 vagas

– Londrina: 200 vagas

– Cascavel: 100 vagas

Conforme o edital, 10% das vagas estão reservadas para afrodescendentes.

Para participar, os candidatos precisam ter no máximo 30 anos completos até o dia 1º de abril de 2020. Para a posse também é necessário ensino médio completo, segundo o edital.

A taxa de inscrição é de R$ 100. O pagamento precisa ser feito até o dia 5 de maio.

Fases do concurso

O concurso tem duas etapas, sendo a primeira uma prova de conhecimentos gerais com 60 questões objetivas, além de redação.

Para a segunda etapa, os inscritos irão passar pelas Provas de Habilidades Específicas, com exames de Capacidade Física, Sanidade Física, Avaliação Psicológica e Investigação Social.

A primeira etapa do concurso deve acontecer em 28 de junho. No entanto, segundo a Polícia Militar (PM), as provas poderão ser remarcadas por causa da pandemia do novo coronavírus.

A PM disse que avisará os candidatos com antecedência de 72 horas caso haja alterações nas datas do processo.

Recomendações do MP-PR

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) expediu uma recomendação administrativa à Polícia Militar do Paraná, solicitando que alguns itens considerados pelo órgão como possivelmente inconstitucionais sejam corrigidos no edital.

Os pontos indicados pelo MP-PR foram:

– Tatuagens: o edital prevê que serão considerados inaptos candidatos com tatuagem em áreas visíveis que não esteja protegida pelo uniforme de treinamento físico e seja contrária à “estética militar”;

– Deformidade nas orelhas: segundo o edital, serão desclassificados os candidatos que apresentarem deformidade na orelha pelo uso de alargador ou outros acessórios;

– Uso de óculos e lente de contato: conforme o documento, o exame oftalmológico deve ser feito sem correção, podendo o candidato ser desclassificado se usar algum instrumento de correção de vista;

– Vagas para pessoas com deficiência: de acordo com o edital, “pela natureza dos cargos”, não foram disponibilizadas vagas para pessoas com deficiência.

Segundo o órgão, as medidas exigidas pelo edital são desproporcionais, já que não impedem o exercício da profissão.

O MP-PR solicitou também que a Polícia Militar reserve 5% das vagas do edital para pessoas com deficiência, seguindo o Estatuto da Pessoa com Deficiência do Estado do Paraná.

À época, a Polícia Militar do Paraná disse que recebeu o documento, “que trata-se de uma orientação, e vai analisar”.

Com G1 PR

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente