Fale com a gente

Paraná Nutrição

Itaipu lança programa para estimular alimentação saudável em escolas da região

Publicado

em

A apresentação do programa, feita em Cascavel, reuniu nutricionistas dos 54 municípios do Oeste (Foto: Divisão de Educação Ambiental)

A Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, em parceria com o Programa de Desenvolvimento Rural e Sustentável (DRS), lançou no último dia 05, em Cascavel, um programa de formação continuada para nutricionistas, coordenadores de merenda e cozinheiras das escolas municipais dos 54 municípios do Oeste do Paraná. O objetivo é promover a segurança alimentar e nutricional, com a inclusão de um cardápio saudável e que estimule o uso da agricultura local na dieta dos alunos. A ação está prevista no convênio Linha Ecológica: Educação Ambiental e Cultura, vigente até 2020.

Um dos objetivos é promover a integração entre nutricionistas, cozinheiras e agricultores (Foto: Divisão de Educação Ambiental)

A proposta das atividades, previstas para iniciar em maio, foi encaminhada para todas as Secretarias Municipais de Educação do Oeste do Estado, deixando a adesão a critério de cada uma. Se todas aceitarem, mais de 160 profissionais devem ser contemplados com o processo de formação.

 

Fortalecimento da agricultura regional 

Na formação, as equipes das escolas serão capacitadas a desenvolver um cardápio que priorize os alimentos produzidos na região, estimulando a agricultura e a economia local, unindo-se também às ações de sustentabilidade desenvolvidas pela divisão, uma vez que o estímulo à agricultura familiar garante alimentos saudáveis e reduz os impactos ambientais.

Meio ambiente, economia e sociedade compõem as frentes de atuação do projeto (Foto: Divisão de Imagem Institucional)

“Além de unirmos a demanda da alimentação escolar e os incentivos à agricultura familiar, a ação também tem um viés cultural, visto que vai servir para aumentar a nossa ligação com a cultura do território em que vivemos. Estaremos atuando em três eixos: meio ambiente, economia e sociedade”, relatou a coordenadora da ação, Lucilei Bodaneze, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD).

 

Caderno de receitas saudáveis

Paralelamente aos processos de formação, o curso também irá promover um Concurso de Receitas Saudáveis. Cada município vai selecionar uma receita, feita com alimentos produzidos na região e desenvolvidas pelas cozinheiras que trabalham no preparo da alimentação escolar. A proposta é compor um Caderno de Receitas, que será distribuído para todas as escolas e Secretarias Municipais de Educação, servindo como uma ferramenta pedagógica.

Outra importante ação do convênio é a oficina de compostagem para ensinar os funcionários sobre a correta destinação dos resíduos orgânicos produzidos pelas escolas.

“Os resultados deste processo educativo serão: integração entre os segmentos da gestão da alimentação escolar (nutricionista e cozinheira), assistência técnica e família do agricultor, estreitando a relação produção e consumo; alimentos com procedência local, ganho de qualidade e fortalecimento financeiro do pequeno agricultor e do comercio.”, afirma Lucilei.

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Todo o programa está centrado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, mais precisamente nos objetivos 2 (Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável); 3 ( Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades); 4 (Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos); 8 (Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos) e 12 (Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).

 

Com JIE Itaipu Binacional 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente