Fale com a gente

Paraná

Juiz determina reintegração de posse de todos prédios ocupados da UFPR

Publicado

em

Divulgação

O juiz Friedmmann Anderson Wendpap, de Curitiba, determinou a reintegração de posse de todos os prédios ocupados por estudantes na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na segunda-feira (21).

Devem ser desocupados os seguintes edifícios: D. Pedro I e D. Pedro II (Reitoria), Artes, Terapia Ocupacional e Enfermagem, Educação Física, Ciências Exatas, Bigarella (Ciências da Terra), PA e PC e Setor Litoral.

O magistrado ressalta, na decisão, que as atividades na universidade têm sido impedidas desde o início do movimento, no dia 24 de outubro. Cerca de 10 mil estudantes estão sem aulas e o vestibular, marcado para os dias 27 de 28 de novembro, corre “risco iminente”, conforme o juiz.

“(…) a destinação específica dos prédios da Universidade não pode ser obstada pela ocupação dos manifestantes, ainda que se considere que tenham o direito legítimo de se manifestarem. Isso porque o direito à livre manifestação possui limites, e o direito de ter acesso ao local de ensino dos alunos ressoa claramente como uma limitação ao exercício da manifestação de pensamento”, pontua Wendpap no despacho.

A multa estipulada pelo juízo, caso a determinação não seja cumprida, é de R$ 500 por hora para cada um dos manifestantes. O uso proporcional da força policial para que a reintegração seja cumprida foi autorizado.

A UFPR afirma que ainda tenta negociação por meio do diálogo e espera a saída pacífica dos estudantes.

Copyright © 2017 O Presente