Fale com a gente

Paraná Entenda

Litoral do Paraná registra, em média, 24 encalhes de animais marinhos por dia

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Os animais marinhos encontrados sem vida nas praias do Paraná têm despertado o cuidado e a curiosidade da população. Só no mês de setembro, a equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) via Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou 739 encalhes no litoral do Estado. De acordo com o laboratório, as espécies de maior registro no período foram os pinguins-de-magalhães (Spheniscus magellanicus), tartarugas-cabeçuda (Caretta caretta), tartarugas-verde (Chelonia mydas) e Puffinus (Puffinus puffinus) com maior ocorrência nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Segundo a bióloga e coordenadora do PMP-BS/UFPR, Camila Domit, nesta época do ano é comum encontrarmos em nosso litoral espécies migratórias como, por exemplo, os pinguins-de-magalhães e as espécies de tartarugas citadas. No caso dos pinguins, estes migram da Patagonia ou das Ilhas Malvinas até nossa costa em busca de alimento e águas mais quentes, no entanto, muitas vezes, ao longo da migração, sentem-se exaustos e acabam morrendo após a longa viagem até a região sul e sudeste do Brasil.

“O aumento da ocorrência desses animais na zona costeira resulta em maior risco de interações com as atividades humanas, o que acaba influenciando na mortalidade dos animais em nosso litoral”, ressalta Camila.

Os animais resgatados sem vida pouco decompostos são encaminhados para necropsia e somente após análises biológicas os pesquisadores conseguem apurar o que pode ter ocasionado as mortes. Foram realizadas no período 53 necropsias. Muitos exames e discussões técnicas são realizadas para que possamos avaliar os impactos que atingem estes animais marinhos.

Os animais que chegam debilitados nas praias, são encaminhados ao Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise da Saúde da Fauna Marinha (CRED), localizando no Centro de Estudos do Mar, e após o período de estabilização e reabilitação são reintegrados à natureza.

Caso você encontre animais marinhos debilitados ou mortos: Ligue 0800 642 3341 e acione nossa equipe de resgate. Nós também atendemos aos chamados via whatsapp, pelo telefone (41) 99213-8746.

 

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente