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Paraná Pyxis Ocean

Navio cargueiro “movido a vento” chega ao Paraná

Conforme a Portos do Paraná, navio deve atracar em 25 de setembro. No porto paranaense, embarcação carregará 63 mil toneladas de farelo de soja

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(Foto: Portos Paraná)

O navio cargueiro Pyxis Ocean, que utiliza velas metálicas para navegar, chegou a baía de Paranaguá, no litoral paranaense. Conforme a Portos do Paraná, o navio deve atracar em 25 de setembro. Veja fotos abaixo.

A tecnologia das velas, chamada BAR Tech WindWings, foi desenvolvida pela empresa BRA Technologies em parceria com Yara Marine Technologies, com apoio da União Europeia. A proposta busca inovação e ganhos nos custos operacionais, além da redução na emissão de poluentes.

As velas do navio, segundo a empresa responsável, ajudam a reduzir as emissões de poluentes em até 30%. Por isso, ele também está sendo chamado de “navio verde”.

De acordo com o Governo do Paraná, o porto em Paranaguá será o primeiro do Brasil a receber a embarcação. No porto paranaense, ele vai carregar 63 mil toneladas de farelo de soja.

Veja detalhes do navio

Velas: têm 37,5 metros de altura; são construídas com o mesmo material das turbinas eólicas para maior durabilidade;

Comprimento: 229 metros;

Largura: 32.26 metros;

Calado (profundidade do navio submersa): 8 metros;

Peso: 43.291 toneladas;

Capacidade de carga: 80.962 toneladas;

Velocidade média: 10,4 nós (19,2 km/h);

Velocidade máxima: 15,6 nos (28,8 km/h);

Data de construção: 2017.

Comparando com um navio considerado Panamax, ou seja, embarcações que atingiram o tamanho limite para passar pelo Canal do Panamá até 2016, quando o canal foi ampliado, o Pyxis Ocean é um navio considerado de “tamanho médio”.

Um navio Panamax deve ter, no máximo, comprimento de 294 metros, largura de 32,3 metros, com calado, ou seja, profundidade em que cada navio está submerso na água, de 12,04 metros.

A velocidade média de um Panamax carregado é de 25 km/h e a capacidade de carregamento está na faixa de 65 mil a 80 mil toneladas.

Viagem inaugural

De acordo com o Governo do Paraná, o navio partiu de Xangai, na China, no começo de agosto. Para a viagem, ele foi fretado pela empresa Cargill.

A empresa responsável diz que esta é a viagem inaugural do cargueiro. A expectativa é que ela seja “uma virada” para a indústria marítima na redução do consumo de combustível e pegada de carbono.

Estima-se, atualmente, que a indústria marítima seja responsável por cerca de 2,1% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2).

As velas

Jan Dieleman, presidente da Cargill Ocean Transportation, explicou à BBC o funcionamento das velas.

Enquanto a embarcação está no porto, as velas ficam dobradas. Depois de zarpar, elas são abertas.

Os equipamentos têm 37,5 metros de altura e são construídas com o mesmo material das turbinas eólicas, o que as torna mais duráveis, segundo a empresa.

Com G1

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