Fale com a gente

Paraná Cuidados

No dia de prevenção, médico alerta para a queda de idosos

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Hoje (23) é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos. A data alerta para uma das grandes causas que levam os idosos para os hospitais. “Aproximadamente 30% dos idosos brasileiros sofrem quedas e 50% destes ficam com a mobilidade reduzida, necessitando de algum auxílio para caminhar. E até 10% podem sofrer fraturas graves com complicações”, explica Marcelo Gavazzoni Morozowski, especialista em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia do Quadril do Hospital São Vicente.

A principal preocupação, segundo o médico, é que as lesões ortopédicas causadas por quedas e fraturas apresentam maior dificuldade de reabilitação, e muitas vezes, acabam causando também complicações pulmonares e cardiológicas associadas aos traumas e/ou pela falta de mobilidade decorrente das lesões.

Ele explica que as fraturas de fêmur em idosos, por exemplo, estão associadas a um maior risco de complicações sistêmicas como o tromboembolismo pulmonar, agravados pela perda da capacidade de andar e de longos períodos acamado. “O risco de o paciente ir a óbito em um ano pode chegar a 30% dos casos, dependendo da gravidade”.

Confira o que pode ser feito para prevenir acidentes.

No banheiro

Instalar barras de apoio em todo o espaço, principalmente próximo ao box e vaso sanitário; usar tapetes emborrachados antiderrapantes, manter uma boa iluminação e de fácil acesso.

No quarto

Tudo deve ficar o mais simples possível, com área de circulação livre, sem tapetes e objetos que possam provocar a queda. Ajustar a altura da cama e utilizar sapatos com solado antiderrapante também são importantes para a prevenção.

Na sala

Manter ambiente livre para circulação, utilizar iluminação adequada, poltronas firmes e altas com apoio para os braços.

Com Bem Paraná

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente